A coleta do lixo orgânico realizada pela empresa Cleanmax, contratada pela Prefeitura, está em atraso em várias regiões de Itapira desde a semana passada.
O resultado da falha gerou um cenário com visível acúmulo de sacos de lixos em lixeiras e calçadas, além de resultar em forte odor em alguns pontos, conforme relatado por moradores.
Uma moradora do Flávio Zacchi, por exemplo, disse que percebeu que algumas pessoas resolveram tirar os lixos das frentes de suas casas e acabaram descartando às margens do Ribeirão da Penha.
“A situação está horrível aqui, muito lixo acumuladol, e nosso bairro já é esquecido com a limpeza pública. Aí um problema puxa o outro, fica ainda pior”, lamentou, pedindo para não ser identificada.
Questionada sobre o problema, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos – responsável pela supervisão dos serviços prestados pela Cleanmax, confirmou que a situação acontece desde a semana passada e que “houve atraso (na coleta de lixo) na maioria dos setores”.
Ainda de acordo com a pasta, a falha está relacionada ao afastamento de diversos profissionais que trabalham como garis na empresa. “Quatro coletores foram afastados por dengue, dois pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e dois estão em férias”, completa a nota.
Ainda conforme apuração da reportagem do Itapira News, dois dos colaboradores que contraíram dengue já retornaram ao trabalho nesta semana, bem como outros funcionários foram chamados pela empresa, vindo de outras cidades na qual a Cleanmax atua.
“O atraso que era de uma semana e agora está com atraso de um dia. Muitos bairros já foram regularizados ontem (quarta-feira, dia 13). A previsão é que no final de semana já esteja tudo normal nos bairros e hoje (quinta, 14) estão passando em alguns pontos da zona rural”, finalizou a nota.
A reportagem também tentou contato com a Cleanmax, mas a empresa não ofereceu qualquer resposta aos questionamentos.