A disputa por uma das 13 cadeiras na Câmara Municipal de Itapira promete ser acirrada nas eleições de 6 de outubro.
Segundo levantamento prévio feito pela reportagem do Itapira News junto aos partidos, serão 171 candidatos a vereador no pleito de 2024, distribuídos pelas quatro frentes políticas que também lançaram candidaturas a prefeito.
O prazo para o registro na Justiça Eleitoral vai até dia 15. Com proporção de 13,1 postulantes para cada vaga no Legislativo, o total deste ano é 29,5% maior na comparação com 2020, quando 132 participaram do pleito.
Há quatro anos a Câmara ofertava 10 cadeiras, o que na época representou uma concorrência maior na relação candidatos/vaga: 13,2.
O grupo liderado pelo deputado estadual Barros Munhoz (PSDB), que tem como candidato a prefeito o empresário Djalma de Oliveira (PL) e a vice o médico ortopedista Rafael Lopes (Republicano), concorre com o maior número de postulantes ao Legislativo: 82, divididos pelas siglas PL, Republicanos, PP, PSDB, PDT e Solidariedade.
A frente governista, que trabalha pela reeleição do prefeito Toninho Bellini (PSD) e do vice Mário da Fonseca (MDB), anunciou que lançará 52 candidatos à Câmara Municipal para a legislatura 2025-2028. Eles se dividem pelas siglas PSD, MDB, PRD e Podemos.
A frente popular de oposição, encabeçada pela candidata à prefeita Sônia Recchia (PT) e pelo vice Augusto Eriberto (Psol), confirmou 23 candidatos a vereador. São 10 pertencentes ao Psol e 13 filiados à Federação composta por PCdoB, PT e PV.
A dobradinha à Prefeitura que tem como candidato a prefeito o administrador de empresas Firmino Sanches Filho (Mobiliza), e a vice o empresário Beto Trevelin (PSB), totaliza 14 postulantes ao Legislativo, distribuídos pelo Mobiliza e PSB.
- MUDANÇA
Para as eleições municipais de 2024 os partidos políticos ou federações podem lançar um total de candidatos de até 100% das vagas a serem preenchidas na Câmara Municipal, mais um – no caso de Itapira, são 14 para cada grupo.