O adulto masculino do Itapira Handebol Clube/SEL é tetracampeão da Série Ouro da LHESP (Liga de Handebol do Estado de São Paulo).
Em uma final na qual a equipe praticamente não correu riscos, o título invicto da temporada foi conquistado na tarde de domingo (24), com a vitória sobre o Handebol Cerquilho/Setul por 25 a 20.
O resultado foi alcançado mais uma vez com atuação sólida da defesa, além do desempenho de altíssimo nível do armador Luís Gustavo, que comandou o ataque com total intensidade e foi escolhido o melhor da decisão.
A torcida compareceu em peso ao Ginásio de Esportes ‘Santo Breda de Oliveira Sobrinho’, no Centro de Lazer, e viu o adversário sair na frente. Mas depois disso só deu Itapira, que assumiu o controle do confronto e não perdeu mais a liderança do placar.
O primeiro tempo terminou com vantagem de Itapira por 15 a 8. Na etapa final a equipe da casa não deixou o ritmo cair e fechou em 25 a 20, repetindo o feito das edições 2015, 2018 e 2022, quando também conquistou a Série Ouro.
“Conseguimos acertar o que precisava ser acertado. Fomos mais conscientes, erramos muito menos do que na semifinal e nossos goleiros foram muito bem. Eles pegaram mais porque nossa defesa estava mais ajustada”, salientou o técnico Fábio Sartori, o Espaguete.
Depois de uma semifinal contra Piracicaba bem abaixo, quando inclusive acabou expulso, Luís Gustavo deu a volta por cima na finalíssima. Ele assumiu a responsabilidade na armação das jogadas e liderou o time do início ao fim. De quebra, foi escolhido o melhor do duelo.
“Na semifinal tomei o vermelho em uma infelicidade, naquela euforia do jogo. Mas coloquei a cabeça no lugar. O professor me chamou para uma conversa particular que resolveu bastante. Me concentrei melhor e Deus me abençoou com uma boa partida na final”, celebrou.
O Itapira Handebol Clube atuou com Luís Gustavo (06), Gabriel (05), Diego (04), Igor (04), Samuel (03), Vando (01), Guilherme (01), Vítor (01), Dener, Maycon, Jhony, Matheus, Jacaré, Jackson, Renan e Shimu.
A seleção do campeonato teve ainda quatro itapirenses: o ponta direita Samuel, o pivô Vitor, o armador esquerdo Igor Santana e o técnico Espaguete.
O terceiro lugar da Série Ouro ficou com Itatiba, que derrotou o 15 Pira/Selam por 29 a 23. Na Série Prata, com jogos também em Itapira, o titulo foi para a Caldense, que passou por Tietê por 35 a 30. Em terceiro ficou o Guarani, de Campinas (SP), que ganhou de Jundiaí por 29 a 23.
- FEMININO
No feminino não deu para o Itapira Handebol Clube /SEL. Na final da Série Prata disputada sábado (23), em Americana (SP), o time perdeu para o Handebol Tietê/Biatex por 21 a 17 e ficou com a segunda posição.