Portal da Câmara terá novas funcionalidades (Reprodução)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

O presidente da Câmara Municipal de Itapira, vereador Luan Rostirolla (PRB), confirmou para a próxima terça-feira (2) o lançamento do novo site oficial do Legislativo itapirense.

De acordo com o parlamentar, o portal passou por completa revitalização e ganhou também recursos de acessibilidade. Uma das novidades é a ferramenta que permite a ampliação do texto, além de sistema de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) e alternância entre cores preta e branca – alto contraste.

No alto da página inicial, o visitante encontrará um link com atalhos para todas as demais páginas, muito útil para pessoas que possuem dificuldade de manusear o mouse. A bandeira da acessibilidade tem sido defendida por Rostirolla desde o início de sua atuação parlamentar.

Agora, como presidente da Casa, o vereador tem implantado uma série de medidas para melhorar também as condições estruturais do prédio que abriga a Câmara Municipal. De acordo com ele, o lançamento do novo portal integra esse ‘pacote de medidas’ cujo objetivo é tornar a Câmara e seus serviços mais acessíveis a toda a população.

Rostirolla destaca que a questão da acessibilidade também está sendo pensada para as sessões legislativas, além das audiências públicas e na própria comunicação da Câmara em termos institucionais.

Na questão estrutural, ele enfatiza que já estão previstas algumas ações, como a instalação de piso tátil, sinalização vertical, banheiros adaptados, rampas de acesso ao prédio e ao plenário, a redefinição para ampliação dos espaços de cada setor, inclusive a possibilidade de adaptação de um gabinete de acessibilidade na entrada e balcão de atendimento.

“A ideia é trabalharmos a acessibilidade no espaço de responsabilidade da Câmara, tanto o prédio principal como o anexo. As mudanças vêm contemplar os deficientes visuais, auditivos e físicos, além das pessoas com mobilidade reduzida, fazendo com que exista, dentro das limitações do prédio, o máximo de acessibilidade possível. Queremos que a Câmara seja referência nesse assunto, tornando-se exemplo para outros órgãos municipais”, finaliza o vereador.