publicidade - anuncie aqui

Um problema mecânico tirou de circulação uma das duas ambulâncias oficiais do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) que operam em Itapira.

O defeito afetou a viatura denominada Bravo 03, de Suporte Básico de Vida. A outra ambulância do Samu que segue em operação em Itapira é a chamada (Alfa 03), de Suporte Avançado de Vida.

Há pelo menos quatro meses as bases de outras cidades do Samu Regional da Baixa Mogiana vinham cedendo um de seus veículos para compor a dupla de viaturas da frota itapirense, mas segundo apurado, recentemente isso deixou de acontecer e a equipe passou a contar com o apoio de uma ambulância cedida pela Secretaria Municipal de Saúde.

Na última segunda-feira (19), porém, a ambulância municipal também apresentou uma pane elétrica e precisou passar por manutenção, fazendo com que somente a Alfa ficasse em operação na base do Samu ao longo de toda a manhã.

A ambulância da chamada ‘linha branca’ retornou somente às 13h00. “Durante o período em que a ambulância municipal passou por manutenção, o Setor de Transporte (da Secretaria Municipal de Saúde) nos deu apoio para os atendimentos de menor gravidade que viessem a surgir”, disse o coordenador geral do Samu Regional Baixa Mogiana, Luis Henrique Machado.

A reportagem do Itapira News obteve a informação de que o custo estimado para consertar a ambulância Bravo 03 chega a R$ 120 mil. A responsabilidade pela manutenção é da Prefeitura em conjunto com o Consórcio Intermunicipal de Saúde, responsável pela gestão do Samu na Baixa Mogiana, mas o reparo não deverá acontecer.

“Diante do alto valor e da idade do veículo, a conclusão que se chegou foi de que não vale a pena realizar a manutenção, pois o Ministério da Saúde é quem envia as ambulâncias para o Samu”, declara Machado.

Coordenação regional do Samu diz que conserto não será feito e que aguarda envio de novos veículos (Paulo Bellini/ItapiraNews)

Enquanto isso, de acordo com ele, o município precisará esperar o envio de uma nova ambulância pelo Governo Federal, o que somente deverá acontecer após as eleições, segundo informado ao Itapira News pelo próprio Ministério da Saúde.

“O Ministério da Saúde informa que realiza periodicamente a renovação da frota de ambulâncias do Samu 192 com cinco anos ou mais de fabricação. Atualmente, o município de Itapira, em São Paulo, conta com duas unidades móveis habilitadas e qualificadas: uma de Suporte Básico (USB) e de Suporte Avançado (USA). A troca de um desses veículos está prevista para ocorrer ainda em 2024, após o período do defeso eleitoral”, disse a pasta federal em nota.

Ainda segundo o texto enviado à reportagem, o Governo Federal repassa anualmente ao município de Itapira o “incentivo de custeio no valor de R$ 1.094.184 para a garantia de pleno funcionamento dessas unidades, sendo de responsabilidade da gestão local garantir a manutenção dos veículos e assistência qualificada à população”.

A reportagem também enviou questionamentos à Secretaria Municipal de Saúde de Itapira, que retornou por meio da assessoria de imprensa da Prefeitura, informando que “mantém contato constante com o Samu para acompanhar o andamento do serviço e oferecer o suporte necessário às equipes para que o atendimento à população seja sempre bem prestado”.

A pasta municipal confirmou que cedeu uma ambulância própria substituição à viatura do Samu que está quebrada. A nota também mencionou que o município aguarda a renovação da frota com o envio de novas viaturas pelo Governo Federal.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui