Cerimônia nesta sexta-feira marca formatura de novos integrantes da GCM de Itapira (Divulgação)
publicidade - anuncie aqui

Mais de quatro meses após o início de um rigoroso curso de formação composto por 800 horas de aulas teóricas e práticas, chegou ao fim o processo de preparação dos 26 novos componentes da GCM (Guarda Civil Municipal).

A cerimônia de formatura acontece nesta sexta-feira (16) e representa ganho substancial à corporação, que passa a contar com 110 integrantes em franca atuação – 95 homens e 15 mulheres.

“Quando iniciamos o curso, chegaríamos a um efetivo de 116 componentes. Mas nesse meio tempo quatro aposentaram e dois recrutas foram para outra escola de formação”, explica a comandante da GCM, Patrícia Zacariotto.

Ela confirmou que já a partir de domingo (18), os novos agentes começam a ser incorporados à escala de trabalho e inicialmente atuarão ao lado dos profissionais mais experientes da tropa.

O desempenho da turma na formação iniciada em 2 de outubro de 2023 surpreendeu positivamente Patrícia, que classificou o grupo de recrutas como “seleto, interessado e todos bem participativos”. O planejamento foi cumprido antes do prazo pré-estabelecido pelo comando da GCM, inicialmente de seis meses.

Segundo a comandante, o efetivo de 110 guardas é o maior de toda história da corporação. “A cidade cresceu e o prefeito (Toninho Bellini) está bem preocupado com relação a isso. Tanto que contratou tantos guardas assim em tão pouco tempo. Em 2022 tivemos a formação de 24 e agora são mais 26”, reforça.

O curso de formação começou oficialmente em 2 de outubro do ano passado e abrangeu 24 homens e quatro mulheres aprovados no concurso público retomado pela administração municipal em 2021. O cronograma também envolveu um aluno de Lindoia (SP), por meio de um termo de cooperação firmado entre os municípios, e três agentes de trânsito de Itapira.

As disciplinas seguiram a Matriz Curricular Nacional Para a Formação das Guardas Municipais e foram ministradas por instrutores da própria corporação e também de outras secretarias municipais.

A última etapa antes da formatura foi focada nas atividades de patrulhamento preventivo, que representaram os estágios operacionais exigido pelo currículo do curso.

Dos 28 inicialmente convocados, um era residente em Minas Gerais e não se apresentou e outro, de Campinas (SP), desistiu após um mês por ter sido chamado para assumir na GCM de Jaguariúna (SP).

  • CERIMÔNIA

A cerimônia de formatura será abrigada no Ginásio de Esportes ‘Santo Breda de Oliveira Sobrinho’, no Centro Esportivo e de Lazer ‘Hideraldo Luiz Bellini’, ao lado da base da Guarda Civil Municipal, que fica na Rua Almirante Barroso, 176, no Jardim Magali. O início está programado para 18h30, horário escolhido para favorecer a presença de familiares dos recrutas.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui