Câmara passa por reformas no plenário (Paulo Bellini/ItapiraNews)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

A Câmara Municipal de Itapira anunciou a transferência de suas sessões legislativas para as dependências do Circolo Ítalo-Brasiliano ‘XV de Novembro di Itapira’ até que as reformas do plenário sejam concluídas.

A autorização para a mudança ocorre em Ato da Mesa Diretora que foi instituído na última terça-feira (14), segundo informado pela assessoria da Casa.

O plenário da Câmara passa por reforma que incluem troca de piso, de forro e adaptação às regras de acessibilidade. As intervenções inviabilizam a realização das sessões, que acontecerão no salão social do Circulo, entidade localizada na Praça Bernardino de Campos, também na área central do município.

“Considerando que tais melhorias impedem a realização de sessões extraordinárias durante o período de recesso legislativo e podendo ainda ensejar impossibilidade de sessões ordinárias a partir do início do Ano Legislativo que se inicia dia 3 de fevereiro, em caso de atraso ou imprevistos na conclusão da obra, a Mesa Diretora optou, como medida de segurança, pela realização na sede da entidade”, informa nota da assessoria.

Sede do Legislativo fica fechada durante obras (Paulo Bellini/ItapiraNews)

Desde o final de 2019 a Câmara vem passando por reformas e melhorias, contemplando principalmente questões de acessibilidade ao plenário, gabinetes parlamentares e recepção; além de reforma e adaptação de banheiros. Também está prevista a implantação de sinalização do prédio para deficientes físicos e visuais.

Setores como plenário e banheiros ganharam atenção especial. A entrada do prédio está sendo remodelada, passará a contar com um elevador para cadeirantes que dará acesso ao plenário. Uma nova rampa com corrimão que dará acesso à Tribuna também fará parte das melhorias.

Nas principais dependências da Câmara também será instalado piso podotátil, apropriado para guiar pessoas com deficiência visual pelas instalações do prédio, bem como sinalização em Braile. E no plenário, foi construído um espaço exclusivamente reservado para que os cadeirantes possam acompanhar as sessões e demais eventos promovidos pelos vereadores. Já os banheiros receberam barras laterais de apoio, com vasos sanitários e lavatórios especialmente adaptados para pessoas com deficiência.