Nascido e criado na roça, como faz questão de deixar bem claro, o aposentado José Silvério Neto, 82, transformou a paixão pela natureza em um verdadeiro exemplo de cidadania em plena área urbana de Itapira.
Diariamente e de maneira totalmente voluntária, ele se incumbe de zelar por uma área verde localizada na região do Morro da Cascata, no bairro Penha do Rio do Peixe.
Residente há 34 anos em Itapira, o trato atencioso e carinhoso com a terra envolve o plantio de mudas de várias espécies, manutenção do solo, rega e muita dedicação. Esta história simples e apaixonante foi apresentada em um vídeo produzido pelo Itapira News.
“Com sete anos de idade meu pai me colocou na escola da enxada e até hoje a enxada para mim é a ferramenta principal”, contou José Silvério, que é pai de três filhos, avô de oito netos e bisavô de cinco bisnetos. Ele deixou a roça com 29 anos e depois atuou por cinco anos em uma empresa e por 48 anos como pedreiro.
A atenção concedida à área próxima de onde reside começou com o plantio de belíssimos exemplares de ipê. “Daí o povo viu e começou a me trazer mudas de árvores”, recorda, salientando que o local ganhou pés de abacate, lichia, limão, laranja e outras espécies.
Com a utilização de uma carrinhola, mangueira e outras ferramentas, José Silvério atua também na preparação das mudas, adubagem e rega todos os dias. Ele calcula que o espaço público já foi contemplado com mais de 70 árvores desde que iniciou com a atividade voluntária.
“Sinto saudade da roça até hoje. O dia que tiver a oportunidade ainda volto pra ela”, garantiu. “Adoro muito a natureza. Meu coração dói quando vejo o sujeito chegar no pé de uma árvore e derrubar. Uma árvore leva a vida inteira para ela se formar”, ensina.
O amor pelo verde fez o senhor José Silvério inclusive trocar as caminhadas diárias pelo trato exclusivo com a área no Morro da Cascata. O aposentado reforça que a atitude tem como único objetivo fazer algo de positivo pela cidade. “Para deixar aos meus netos e bisnetos. Para eles verem o que o avô deles fazia aqui”, complementa.
Publicidade - Anuncie aqui