Quem passa pelo Largo de São Benedito facilmente nota a intensa movimentação de trabalhadores na Igreja Matriz.
O que seria apenas um projeto para substituição do forro do imóvel e outros serviços se transformou em uma intervenção muito mais grandiosa e necessária no telhado, que se estenderá até março de 2025.
Em razão do alto custo da obra, inicialmente orçada em R$ 750 mil, a Paróquia São Benedito de Itapira mantém a Campanha Anjo Colaborador. Qualquer quantia é bem-vinda e pode ser canalizada diretamente na secretaria paroquial ou pela chave PIX 19996903900.
O pároco André Ricardo Panassolo explicou que em princípio o trabalho ficaria concentrado exclusivamente na troca do forro, substituição da parte elétrica e instalação dos sistemas de hidrante e pára-raios, com previsão de conclusão até outubro deste ano.
Mas logo após as primeiras intervenções ficou claro que o projeto de reforma demandaria atenção bem mais profunda. “Ao descermos o forro nos deparamos com parte da estrutura do madeiramento do telhado comprometida pela ação do tempo, ação de cupins e sinais de desgaste”, contou. “Eram muitos remendos e foi detectado risco de desabamento. O que seria uma obra pequena se tornou algo de grande proporção”, lamentou.
Além do forro e do sistema elétrico, a reforma abrange agora a troca do telhado da nave central, que dará lugar a uma estrutura metálica e telhas do tipo ‘sanduíche’. Comprometida por um processo de dilatação, uma das paredes laterais precisará também de atenção especial.
Os pisos não históricos dos espaços laterais construídos na última obra realizada serão substituídos. A previsão de entrega completa da reforma passou para março de 2025.
Nesse período as missas continuam transferidas para comunidades pertencentes à paróquia, como Nossa Senhora das Dores, no bairro Santa Cruz, e Nossa Senhora de Fátima, na Vila Boa Esperança, sempre com a manutenção dos horários originais. A secretaria paroquial segue com o atendimento na parte dos fundos da Igreja Matriz.
“O primeiro orçamento era de R$ 750 mil, mas as descobertas dos novos problemas no telhado tendem a encarecer mais a obra”, confirmou padre André, que reforça o pedido para que as pessoas se juntem à corrente de colaboradores da campanha. A paróquia também busca por outras formas de levantar recursos, como jantares, Manhã da Sobremesa, Tarde do Pão, Noite da Panqueca, Noite do Pastel e o envolvimento de todas as pastorais.
“Não precisamos de muito, mas sim de muitos que doem seus poucos. Se todos abraçarem a causa, a obra não pesará para ninguém e poderemos ter de volta este patrimônio histórico, cultural e religioso do povo itapirense”, complementou o pároco. Na manhã de quinta-feira (29), o serviço para a retirada do madeiramento da nave central exigiu a utilização de dois guindastes.
- FURTOS
O material do antigo telhado que apresentar bom estado de conservação será reaproveitado em outras obras nas comunidades pertencentes à Paróquia São Benedito. Porém, madeiras e telhas já retiradas e depositadas provisoriamente ao lado do prédio começaram a ser alvo de furtos.
Até mesmo a GCM (Guarda Civil Municipal) foi acionada para colocar fim ao problema. “Aquilo que pudermos vamos usar e o que não for utilizável vamos vender para levantarmos os recursos que precisamos”, disse o padre.
O acesso de veículos ao Largo de São Benedito está momentaneamente proibido no sentido centro-bairro, na faixa a partir da área frontal da igreja. A liberação atende somente moradores e prestadores de serviço que atuam naquela região.
O trânsito da Rua Vitório Coppos em direção ao Largo também está impedido como forma de segurança ao prédio e aos trabalhadores que atuam na obra. “Prezamos pela preservação tanto do prédio quanto da vida humana”, pontuou o pároco.