Guardas civis municipais femininas participaram da mobilização que aconteceu de manhã e à tarde (Paulo Bellini/ItapiraNews)
publicidade - anuncie aqui

A primeira edição da Campanha ‘Mulher Segura’, alusiva ao Dia Internacional da Mulher e colocada em prática na sexta-feira (8), teve o resultado comemorado pela comandante da GCM (Guarda Civil Municipal) de Itapira, Patrícia Zacariotto.

A ação especial ocorreu na área central da cidade, na região da Praça Bernardino de Campos, com foco em divulgar dois dispositivos oferecidos a mulheres em situação de vulnerabilidade e vítimas de violência: o Botão Guardião e a Ronda Guardiã Maria da Penha.

“O evento foi um sucesso. Acabamos de chegar à base da GCM e já havia uma pessoa com medida protetiva em busca do Botão Guardião”, conta Patrícia. O trabalho no Centro foi realizado em parceria com o Crem (Centro de Referência Especializado da Mulher).

Segundo informou a comandante da corporação itapirense, todos os objetivos propostos foram alcançados. “Cobrimos os comércios da área central e liquidamos com o material de divulgação”, destaca.

Patrícia lembra que a campanha não para. A intenção é prosseguir com a iniciativa até o final do mês, inclusive por meio de vídeos, sempre no sentido de conscientizar as mulheres sobre os mecanismos de apoio que elas têm à disposição.

Panfletos foram distribuídos no semáforo da Praça Bernardino de Campos (Paulo Bellini/ItapiraNews)

“Seguimos acompanhando os eventos de outras secretarias e entidades. Mas o objetivo principal com a ação nós conseguimos atingir, que era encontrar alguém no meio dessa multidão que precisasse de socorro. Chegamos à base e nos deparamos com a situação dessa moça, que inclusive estava machucada”, completa.

Durante a mobilização, realizada pela manhã e início da tarde, integrantes da GCM participaram da divulgação intensa da ação conhecida como ‘Sinal Vermelho’ ou ‘X Vermelho’.

Na prática, a ideia é que as pessoas reconheçam o pedido de socorro de uma mulher em situação de perigo ao ver esse símbolo desenhado na mão ou mesmo em um pedaço de papel, coletando todas as informações possíveis de maneira discreta e acionando as autoridades.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui