Lojas podem operar durante o feriado em Itapira (Itapira News)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

O comércio itapirense está autorizado a atender normalmente neste sábado (7) – feriado da Independência da República.

Além de legislação local de 2017 que autoriza o funcionamento dos estabelecimentos aos domingos e feriados das 9h00 às 14h00, decreto editado recentemente pelo Governo Federal também libera a operação.

De acordo com Rafael Pedroso, gerente comercial e administrativo da ACEI (Associação Comercial e Empresarial de Itapira), 60% dos comerciantes da cidade devem atender normalmente durante o feriado da Independência – entre eles as principais redes de lojas.

“Por ser o final de semana após o quinto dia útil do mês, a expectativa é que o feriado não atrapalhe a rentabilidade dos varejistas”, avalia. O responsável pelo Setor Jurídico da entidade de classe, Gabriel Correa, lembra a importância dos comerciantes e empresários se atentarem às questões trabalhistas.

“Os comerciantes devem se atentar às leis que regem os direitos trabalhistas dentro de cada segmento nos quais atuam, incluindo o que regem as convenções coletivas das categorias às quais seus funcionários se incluem no tocante ao trabalho nesse tipo de situação”, enfatiza.

  • ATO SIMBÓLICO

Diferentemente de algumas cidades da região, Itapira não terá desfile cívico para celebrar a Independência. Apenas o tradicional ato simbólico com o hasteamento dos pavilhões está confirmado.

O evento acontece às 8h30 na Praça Bernardino de Campos com presença da Banda Sinfônica Lira Itapirense e autoridades civis, políticas e militares. As atividades são abertas ao público em geral.