Marcel é docente do Senac Itapira (Divulgação)
publicidade

A dificuldade para encontrar profissionais qualificados deve continuar sendo um grande desafio para os gestores.

Em pesquisa produzida pela Robert Half, que elaborou o Guia Salarial 2022, quase 70% dos executivos afirmaram que, no próximo ano, preveem mais dificuldades para encontrar talentos no mercado.

Por isso, segundo o docente Marcel Oliveira dos Santos, da área de gestão e negócios do Senac Itapira, é importante que o profissional busque qualificação e desenvolva competências que aumente sua empregabilidade, principalmente nas áreas que vem apontando crescimento como tecnologia, administração, logística, recursos humanos, marketing e saúde.

De acordo com ele, em Itapira e região as oportunidades de vagas estão concentradas nos setores de comércio varejista e serviços, turismo e industrial, considerando pesquisas realizadas em sites de emprego.

“Além do conhecimento técnico que cada área exige, o profissional deve se atentar às necessidades do setor com a utilização de sistemas e softwares que auxiliem na praticidade do processo e agreguem valor à sua qualificação. Assim, conhecer ferramentas tecnológicas que facilitem seu dia a dia será peça fundamental para sua colocação ou recolocação no mercado de trabalho”, pontua.

O docente ressalta que assim como o conhecimento técnico é relevante, desenvolver habilidades comportamentais pode ser um diferencial na hora de uma contratação ou para que o profissional se destaque dentro da empresa. Para ajudar nesse momento, Marcel listou três competências que devem ser trabalhadas pelos profissionais:

Proatividade: não espere que as coisas aconteçam para que você tome uma atitude, procure tomar atitudes antes que elas aconteçam;

  • Adaptabilidade: as coisas mudam muito rápido, e devemos nos adaptar a estas mudanças;
  • Criatividade: o empreendedorismo provoca mudanças no comportamento das pessoas e inovar faz bem e te torna mais competitivo.

Para quem está pensando em se qualificar ou atualizar conhecimentos e, assim, aumentar as chances de conquistar uma vaga de trabalho, o Senac Itapira está com inscrições abertas para 2022 nos cursos: Técnico em Administração, Técnico em Farmácia, Técnico em Informática, Técnico em Logística, Técnico em Modelagem do Vestuário e Técnico em Recursos Humanos.

A unidade local fica na Praça Bernardino de Campos, 150, no Centro. Caso precise de mais informações acesse o portal: www.sp.senac.br/itapira.

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui