A Banda e a Orquestra de Cordas da Casa das Artes de Itapira comandam um concerto especial na Concha Acústica ‘Paulino Santiago’ na próxima quinta-feira (8).
O espetáculo gratuito de formação dos alunos e professores começa às 20h00. O espaço público fica à Rua Professor Fenízio Marchini, na região da Encosta do Penhão.
Perto de 50 músicos serão regidos pelo maestro Dailton Lopes, que conduzirá um repertório típico para bandas e cordas. O show é liberado para o público de todas as idades.
Natural de Mogi Mirim (SP), Lopes é professor e maestro da Banda da Casa das Artes de Itapira, Banda Lyra Mojimiriana e professor de música do Colégio Imaculada de Mogi Mirim (SP).
Bacharel em música com especialidade em clarineta pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), atua ainda como instrumentista e arranjador nos mercados da música erudita e popular.
Ingressou na Orquestra Sinfônica de Americana (SP) em 1994 e acompanhou vários cantores da MPB (Música Popular Brasileira), como Zeca Baleiro, Sá & Guarabira, Zé Renato, Alceu Valença, Chico César e MPB 4.
Lopes registra participação na Orquestra Sinfônica de Campinas (SP) e foi maestro arranjador da Banda Sinfônica de Americana e Banda Sinfônica de Cosmópolis (SP).
Participou ainda como arranjador e instrumentista do grupo Janela Brasileira, da Bahia, com shows na cidade de Marseille (França).
Em 1998 foi contratado para dar aulas de clarineta, clarone e saxofone na Fundação Carlos Gomes, no Pará, e atuar como solista no Grupo Amazônia Jazz Band Ensemble e Orquestra Sinfônica do Teatro da Paz de Belém do Pará.
Em 2003 venceu o 21º Festival de Música de Avaré (Fanpop) na categoria de música instrumental. Atuou no Musical ‘O Rei e Eu’ como clarinetista, no Teatro Alfa, em São Paulo.
Atualmente toca clarinete e saxofone como músico convidado na Orquestra Filarmônica de Rio Claro (SP), onde também escreve arranjos.