Concurso do IBGE abre vagas em Itapira (Divulgação)
publicidade

O concurso para contratação temporária dos agentes que irão trabalhar no Censo Demográfico de 2022 já está recebendo inscrições.

Para Itapira foram disponibilizadas um total de 73 vagas, sendo 66 para rescenceador, seis para ACS (Agente Censitário Supervisor) e uma para ACM (Agente Censitário Municipal).

O certame lançado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) foi aberto na última quarta-feira (15) e seguem até o dia 29 de dezembro. As provas objetivas estão marcadas par ao dia 27 de março de 2022.

Entre as 66 vagas de rescenceador disponibilizadas para Itapira, quatro são destinadas a PCD (Pessoa com Deficiência) e 13 para PPP (Pessoa Preta ou Parda), sendo as 49 restantes para concorrência do público amplo.

Das vagas para ACM e ACS, cinco são para o público em geral, uma para PCD e outra para PPP. As inscrições devem ser feitas no site da FGV, empresa organizadora dos processos seletivos.

Vale lembrar que as inscrições nos processos seletivos de 2020 e 2021 não serão aceitas para o novo Censo 2022. Os interessados deverão fazer nova inscrição e pagar a taxa para participar desse novo processo seletivo.

O candidato poderá obter tirar dúvidas sobre os novos concursos por meio do telefone 0800-2834628 ou do e-mail [email protected]


O que faz um recenseador?
  • Para a função de recenseador, é exigido ensino fundamental completo. Veja aqui o edital.
  • O recenseador é o responsável por fazer o trabalho da coleta de dados por meio de entrevistas com os moradores.
  • A previsão de duração do contrato é de até 3 meses, podendo ser prorrogado, com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico 2022 e na disponibilidade de recursos orçamentários.
  • O recenseador não tem horário fixo. Espera-se que dedique ao menos 25 horas por semana, inclusive nos feriados e finais de semana.
  • Em média, há 300 domicílios por setor censitário. O tempo de coleta de um setor varia segundo suas características e o tempo diário que o recenseador dedica ao trabalho. É possível que um recenseador consiga completar mais de um setor ao longo do período da coleta.
  • O recenseador também terá direito a 13º salário e às férias proporcionais aos dias trabalhados e à produção.

O que fazem os agentes censitários?

  • Para as funções de agente censitário, é exigido ensino médio completoVeja aqui o edital.
  • O agente censitário municipal gerencia o posto de coleta e, durante todo o trabalho do Censo Demográfico 2022, estará à frente de ações administrativas – controle e gestão dos recursos humanos e materiais do posto de coleta; e ações técnico-operacionais – gestão de uma equipe de agentes censitários supervisores e recenseadores, acompanhamento e orientação sobre a coleta de dados.
  • O agente censitário supervisor exerce as tarefas de supervisão da operação censitária, com foco nas questões técnicas e de informática e administrativas.
  • Está subordinado ao Agente Censitário Municipal.
  • A duração dos contratos é de 5 meses, podendo ser prorrogado, com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico 2021 e na disponibilidade de recursos orçamentários.
  • Ao candidato que obtiver melhor classificação será oferecida a vaga de agente censitário municipal.
  • Aos demais candidatos classificados serão asseguradas as vagas de agente censitário supervisor, obedecida a ordem de classificação.
  • A jornada de trabalho é de 40h semanais, sendo 8h diárias.

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui