As 18 propostas elencadas na etapa das audiências setoriais foram aprovadas na Conferência Municipal de Segurança Pública, que aconteceu na noite de quarta-feira (27).
Todas serão incorporadas à versão atualizada do Plano Municipal de Segurança Pública, a ser estruturado pelo GGIM (Gabinete de Gestão Integrada Municipal).
A segunda edição da conferência ocorreu no auditório da Acei (Associação Comercial e Empresarial de Itapira) e mobilizou mais de 70 participantes. O prefeito Toninho Bellini (PSD) foi o responsável pela abertura do encontro, que reuniu ainda representantes das forças de segurança que atuam no município.
A guarda civil municipal e envolvida diretamente na organização do evento, Paula Márcio Antonio, explicou que o plano é dividido nos temas Criminalidade e Fatores Potencializadores, Gestão e Urbanização e será estruturado na próxima reunião do GGIM.
Os integrantes do gabinete se debruçarão agora sobre a aprovação do documento e o posterior encaminhamento para homologação. A conferência envolveu 32 delegados escolhidos nas audiências, funcionários da área de segurança ou mesmo indicados pelos conselhos municipais.
“A conferência foi bem produtiva. Somente uma proposta registrou uma abstenção. Cinco sofreram alguma intervenção na redação ou em relação à ampliação, mas todas foram aprovadas. Nenhuma foi rejeitada”, detalha Paula. “Foi o ponto de partida para escrever o Plano de Segurança”, explica.
As propostas apresentadas nasceram dos próprios anseios da população, por meio de uma pesquisa de sensação de segurança que resultou em 449 respostas. O tema do encontro foi ‘Dever do Estado, Responsabilidade de Todos’.
A conferência representou a última etapa do planejamento que começou ainda em 2023. Na ocasião, as reuniões setoriais apresentaram os programas de prevenção e combate à criminalidade e elaboraram um diagnóstico utilizado na construção do plano.