A Congada Mineira de Itapira iniciou um processo para aumentar o quadro de componentes e está com vagas abertas aos interessados em fazer parte desse movimento reconhecido como patrimônio imaterial do município.
Os ensaios acontecem aos domingos, a partir das 15h00, na residência do chefe-capitão Arnaldo Franco, 88, à Rua Minas Gerais, 94, na Vila Ilze. Pessoas com idade a partir dos 14 anos podem participar, desde que estejam dispostas a abraçar toda tradição que envolve os ritos congadeiros.
“Precisa querer fazer parte das nossas apresentações, que normalmente são aos finais de semana. Lembramos sempre a todos que se trata de um movimento de cunho religioso, norteado por muito respeito às tradições”, explica o coordenador da Congada Mineira, Carlos Nelson Antônio.
As vagas são limitadas e somente entre 20 a 25 congadeiros atuam diretamente nas apresentações. “Durante a Quaresma não tivemos ensaios, atendendo o posicionamento do nosso líder Arnaldo Franco, em respeito a esse período religioso. Agora retomamos a preparação para maio, quando acontece a tradicional Festa de São benedito”, confirma.
A Congada Mineira de Itapira está focada em atender uma agenda que costumeiramente fica bem mais concorrida a partir do mês que vem. Além da presença no evento itapirense, no dia 13 de maio, o grupo foi convidado para estar em Monte Alegre do Sul (SP), no dia 2 de junho.
O Revelando SP, reconhecido como o maior festival paulista de cultura tradicional, mais uma vez vai recepcionar os congadeiros, provavelmente em participações por três cidades entre junho a setembro – a programação ainda vem sendo fechada.
“Estamos estruturando a Congada Mineira de Itapira cada vez mais. Temos projetos para fazer nosso movimento crescer, adquirindo novos instrumentos e recrutando mais integrantes. Queremos pessoas que literalmente vistam a camisa e dediquem todo respeito às nossas tradições”, salienta Antônio.