publicidade - anuncie aqui

Uma das manifestações culturais de maior solidez histórica no município, a Congada Mineira de São Benedito de Itapira quer coroar todo processo de resgate das origens com uma participação marcante no encerramento da Festa de São Benedito, nesta segunda-feira (13). Inclusive com direito a surpresas.

Sob a liderança do aposentado Arnaldo Franco, 88, a congada itapirense promete uma apresentação primorosa, para fortificar ainda mais a representatividade da comunidade negra, em ritos que remetem à resistência e à fé.

“Estaremos praticamente a segunda-feira toda no Largo de São Benedito. Este ano teremos 34 integrantes e algumas surpresas ao público no quesito vestuário”, adiantou o coordenador do grupo, Carlos Nelson Antônio. “Mas como é surpresa, vamos guardar tudo em segredo por enquanto”, reforçou.

Com a permissão de ‘seo’ Arnaldo e das lideranças mais antigas da Congada Mineira, ele explicou que os últimos meses foram de empenho total no processo de resgate das tradições e renovação do quadro de congadeiros. “Muitos queriam participar com a gente e no momento certo foram incorporados. Pessoas que mantinham o sonho de fazer parte da congada, inclusive algumas com promessas a serem cumpridas”, lembrou.

A presença no 13 de maio mobilizará os membros mais velhos, liderados pelo chefe-capitão Arnaldo Franco. “As mulheres com turbantes, os mais antigos devidamente paramentados e, claro, algumas surpresas mais”, pontuou Carlos Nelson. “Queremos muito colorido, com muito resgate das origens”, complementou.

Arnaldo Franco é o líder da Congada Mineira (Paulo Bellini/ItapiraNews)

O tradicional café da manhã servido aos congadeiros pela Família Coradi, nas dependências do Hotel São Paulo, foi retomado este ano, antes da Procissão da Corte. Além disso, a Congada Mineira marca presença na procissão até o Busto da Mãe Preta, na Praça ‘Henrique Felipe da Costa (Henricão)’, na Vila Boa Esperança, e na Procissão de São Benedito, no encerramento das atividades da festa.

“Neste ano talvez ainda não esteja tudo perfeito, do nosso gosto, mas no ano que vem certamente estará”, avisou Carlos Nelson. No sábado (11), a Congada Mineira participa ainda de uma apresentação especial ao lado da banda de rock Rolling Papers, no Palco Cidade, logo após a missa. “Faremos três músicas nesse show com o pessoal do rock. Posso garantir que ficou sensacional”, avisou.

Fundada na década de 50, em 2023 a Congada Mineira de São Benedito foi declarada patrimônio imaterial de Itapira, por força de um projeto de lei assinado pelo vereador Leandro Sartori (PSOL) e posteriormente sancionado.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui