Samuel Elias, docente do Senac, curador da exposição Amor e Orgulho (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

No dia 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra, uma ocasião dedicada à reflexão sobre a posição do negro na sociedade brasileira. Para reforçar a necessidade de mudar a realidade da desigualdade racial no país, o Senac Itapira promove, de 19 a 24 de novembro, as exposições Amor e Orgulho; e Congos, Búzios e Sambas, com visitação gratuita e aberta ao público.

“A sociedade brasileira foi criada por meio de processos de colonialismo, escravidão, miscigenação, entre outras ações que moldaram o que é o brasileiro, um povo plural, culturalmente e etnicamente. Além das exposições, preparamos atividades internas sobre o tema para trabalhar com nossos alunos e colaboradores”, explica Rosangela Silveira, coordenadora educacional da unidade. 

  • Exposições

Sob curadoria de Samuel Elias, docente do Senac, Amor e Orgulho é uma mostra fotográfica que tem o objetivo de dar visibilidade e empoderamento às multiplicidades de pessoas negras do município de Itapira, mostrando “elas por elas mesmas”. Já Congos, Búzios e Sambas é uma realização em parceira com o Museu Histórico e Pedagógico Comendador Virgolino de Oliveira  conta a história da Festa de Maio, tradição no município. O público pode conferir as mostras de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 21h00, e no sábado, das 8h00 às 14h00.

  • Roda de Conversa

No dia 24, às 10h00, acontece um bate-papo mediado pelo Comitê da Inclusão e Diversidade do Senac Itapira com a comunidade negra e interessados.  A atividade não precisa de inscrição prévia. Basta o interessado comparecer no dia e no horário marcado.

SERVIÇO 

Semana da Consciência Negra

Endereço: Senac Itapira – Praça Bernardino de Campos, 150 – Centro

Exposição: Amor e Orgulho 

Data: 19 a 24 de novembro de 2019

Horário: de segunda a sexta, das 8 às 21 horas, e no sábado, das 8 às 14 horas

Exposição: Congos, Búzios e Sambas 

Data: 19 a 24 de novembro de 2019

Horário: de segunda a sexta, das 8 às 21 horas, e no sábado, das 8 às 14 horas

Roda de Conversa

Data: 10 de novembro de 2019

Horário: sexta-feira, 10 horas