
Diversos profissionais que atuam na área de segurança pública foram homenageados pelo Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de Itapira, na noite de sexta-feira (30).
Com solenidade abrigada na Câmara Municipal, representantes da entidade entregaram o prêmio ‘José Marcatti’ a membros das polícias Militar e Civil, da Defesa Civil, da GCM (Guarda Civil Municipal) e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O diploma representa um reconhecimento às pessoas que se destacam em suas áreas de atuação.
Os trabalhos tiveram a coordenação do presidente do Conseg, José Carlos Domingues. A abertura ocorreu às 20h00, com homenagens póstumas a dois policiais já falecidos – Denison Duarte da Silva e Fábio Fernando Lemes, mortos em 2010 em um acidente ocorrido durante uma perseguição na rodovia vicinal que liga Itapira a Mogi Guaçu. Familiares dos soldados receberam cópias do ofício que pediu a homenagem, além de vasos de flores.
Entre outras autoridades, o encontro teve a presença dos promotores de Justiça André Luiz Brandão, atualmente no Gaeco (Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado), e Fernando Cruz Fochesato, que no dia do evento deixou a Promotoria itapirense por ter sido designado para atuar em outro município, além do deputado estadual José Antônio Barros Munhoz e do prefeito José Natalino Paganini (PSDB).
Os dois também foram homenageados na noite, como forma de reconhecimento ao apoio prestado ao Conseg. O mesmo ocorreu com o vereador Carlos Alberto Sartori (PSDB). Também eram previstas homenagens ao coordenador-geral dos Conselhos Comunitários de Segurança do Estado de São Paulo, Evaldo Roberto Coratto; e ao padre João Gonçalves da Silva, pároco da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha. Contudo, eles não puderam estar presentes. A juíza Hélia Regina Pichotano, diretora do Fórum local, também não compareceu devido a outro compromisso anteriormente agendado.
Cada homenageado foi chamado para receber o prêmio das mãos de integrantes do Conseg. Ao final, também foram entregues certificados para serem afixados nas sedes das corporações. A noite ainda teve a participação especial do grupo PMs de Cristo, de Campinas-SP. De acordo com o presidente do Conseg, além de reconhecimento ao trabalho desempenhado, a entrega do prêmio serve ainda como fator motivacional aos homenageados.

HOMENAGEADOS – PRÊMIO ‘JOSÉ MARCATTI’
- POLÍCIA MILITAR
- Cabo Waldirene Diniz
- Soldado Eduardo Henrique Vansan
- Antony Chaim Boretti
- Sargento Marcelo de Assis Franklin da Cunha
- Comandante 3ª Cia Capitão Antonio Marcos Sanches de Toledo
- Subcomandante 26º BPM/I Major Ricardo Augusto Nascimento de Mello Araújo
- Comandante 26º BPM/I Major Júlio César da Silva Brito
- Comandante CPI/2 Coronel Marcelo Nagy
- GUARDA CIVIL MUNICIPAL
- GCM Joel de Cássio Martins
- GCM Paulo Borges
- GCM Fábio Bacchin
- GCMF Silmara Luciana Tenório
- GCM Eduardo Rodrigo Pierozzi
- Diretor Cícero Firmino de Souza
- SAMU
- Condutor/Socorrista Marcelo Hojas
- Técnico em Enfermagem Clóvis Alexandre Barbosa de Faria
- Enfermeira Renata Prudêncio
- DEFESA CIVIL
- Agente GCM Rodrigo de Souza
- POLÍCIA CIVIL
- Investigador José Armando Brida
- Investigador Daniel César Fernandes Portilho
- Delegado Titular Fernando Zucarelli Pinto
- PODER EXECUTIVO
- Prefeito Municipal José Natalino Paganini
- PODER LEGISLATIVO
- Vereador Carlos Alberto Sartori
- Deputado estadual José Antônio Barros Munhoz