Publicidade - Anuncie aqui também!
Rede bancária funciona excepcionalmente na manhã desta quinta-feira
Rede bancária funciona excepcionalmente na manhã desta quinta-feira
Publicidade - Anuncie aqui

O início da Copa do Mundo de Futebol vai mexer com as rotinas de trabalho nos mais variados segmentos em Itapira. Repartições públicas, rede bancária, serviços, indústria e comércio serão diretamente afetados com mudanças nos horários de funcionamento a partir desta quinta-feira (12).

A cerimônia de abertura do mundial começa às 15h00, com o início do primeiro jogo, entre Brasil e Croácia, marcado para 17h00. Na rede bancária, hoje, o começo do expediente varia entre 08h00 e 08h30, com fechamento entre 12h00 e 12h30.

As informações foram apuradas junto às agências locais do Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Santander e Caixa Econômica Federal. O Fórum, hoje, não abre. Nos dias 17 e 23, o expediente ocorre entre 08h00 e 12h00.

O funcionalismo municipal, conforme já noticiado pelo Itapira News, será dispensado duas horas antes da partida. A regra vale também para as demais datas com jogos da Seleção Brasileira nesta primeira fase do mundial – nos próximos dias 17 e 23.

A medida não afeta os órgãos que prestam serviços inadiáveis – como o atendimento do Hospital Municipal e da GCM (Guarda Civil Municipal), órgãos onde somente os servidores de setores administrativos serão liberados mais cedo. O expediente mais curto nesses dias foi regulamentado via decreto assinado pelo prefeito José Natalino Paganini (PSDB).

Já no caso das repartições estaduais – como Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) e Casa da Agricultura – o expediente será encerrado às 12h30. A medida também vale para os demais dias de jogos da Seleção. A autorização partiu do governador Geraldo Alckmin (PSDB), também via decreto.

COMÉRCIO

O comércio, de uma forma geral, poderá fechar as portas às 16h00, segundo o presidente da Acei (Associação Comercial e Empresarial de Itapira). O horário, contudo, fica apenas como sugestão. “Fizemos uma pesquisa e a maioria (dos lojistas) pretende fechar às 16h00. Algumas lojas, por conta do Dia dos Namorados, deverão permanecer abertas, mas é o próprio comerciante quem vai decidir o esquema de funcionamento”, comentou, ontem, por telefone.

No caso dos supermercados, por exemplo, a reportagem apurou que vários deles pretendem suspender as atividades somente durante o jogo, paralisando o atendimento cerca de 20 minutos antes do início da partida e retomando os trabalhos logo após o término. Também não é uma regra, e cada comerciante está liberado para manter o estabelecimento funcionando normalmente ou encurtar o expediente.

As linhas de ônibus da Viação Itajaí funcionam normalmente. Conforme apurado pela reportagem, a empresa chegou a solicitar autorização para suspender as viagens durante os jogos, mas o pedido foi indeferido pelo prefeito. A alegação da empresa é que não há demanda que justifique o serviço durante esses períodos.

INDÚSTRIA

Nas principais indústrias do município, porém, o esquema já foi definido no início da semana. Na Imbil, por exemplo, os funcionários serão liberados 15 minutos antes de cada partida da Seleção Brasileira. Em alguns turnos, eles deverão retornar ao posto de trabalho uma hora após o término dos jogos.

Já Penha S/A, o setor administrativo encerrará o expediente uma hora antes das partidas. Já os trabalhadores da produção serão liberados para assistir aos jogos em um ambiente especialmente planejado para a atividade, com telão, pipoca e refrigerante.

Medidas semelhantes serão colocadas em prática nas duas unidades do Cristália Produtos Químicos e Farmacêuticos em Itapira. Na empresa, as áreas administrativas cujas jornadas normalmente seguem até 19h00, o expediente será encerrado às 15h00 nos dias com jogos da Seleção Brasileira.

Já no setor de produção, também para os turnos que seguem até 19h00, hoje os funcionários serão liberados às 15h00, mesmo horário adotado no dia 23. Já no dia 17, a liberação ocorre às 14h00. Para funcionários de outros turnos serão disponibilizados telões, com as atividades sendo interrompidas 30 minutos antes das partidas, e retornando ao término dos jogos.

SEGURANÇA

Hoje, o setor administrativo da GCM (Guarda Civil Municipal) segue o decreto do prefeito e suspende as atividades às 15h00. Na PM (Polícia Militar), por se tratar de órgão estadual, o horário segue o estabelecido pelo governador, com interrupção do trabalho às 12h30.

Nas duas corporações, porém, o atendimento operacional segue em funcionamento, com patrulhamento normal e atendimento às ocorrências. Os policias e guardas em folga estarão de sobreaviso, podendo ser convocados caso haja necessidade. A Polícia Civil, apesar de também ser órgão estadual, não vai suspender suas atividades administrativas, segundo verificado ontem pela reportagem.