publicidade - anuncie aqui

Com os frequentes recordes de calor e consequente aumento no consumo de energia elétrica, a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) emitiu um comunicado no qual alerta sobre a importância do consumo consciente de energia elétrica.

A companhia oferece dicas práticas para ajudar os clientes a manterem o conforto em dias quentes sem comprometer excessivamente o orçamento. O chuveiro, por exemplo, é líder no ranking de aparelhos que mais consomem energia, sendo responsável por 25% a 35% dos gastos na conta de luz.

Se configurado na posição ‘verão’, a estimativa da CPFL é que ocorra uma redução de 30% no consumo. “Vale ressaltar que a adoção de boas práticas, como mantê-lo desligado enquanto se ensaboa, colaboram também para que haja de fato uma economia relevante”, afirma Walter Barbosa Júnior, gerente de Eficiência Energética da distribuidora.

Em dias quentes, a concessionária sugere ajustes simples na rotina, como aproveitar a iluminação natural e evitar acender as luminárias durante o dia, representando de 5% a 15% das faturas mensais de energia.

A manutenção adequada dos equipamentos é ressaltada, com a CPFL recomendando a escolha de produtos certificados pelo selo de eficiência INMETRO/PROCEL. Além disso, é importante revisar o cabeamento e evitar a sobrecarga de tomadas.

“É importante que os clientes saibam fazer boas escolhas e, principalmente, utilizem os equipamentos da forma correta. Afinal, são justamente os hábitos de cada consumidor e os tipos de aparelhos utilizados que irão definir o quanto os clientes serão impactados nos gastos com conta de energia no fim do mês”, completa o gerente.

Quanto ao ar-condicionado, a CPFL aconselha evitar o uso prolongado e temperaturas muito baixas, optando por modelos com timer. A instalação do modelo inverter, que economiza até 40%, é indicada, assim como o uso conjunto com ventiladores para uma distribuição eficiente do ar frio.

A geladeira, representando de 15% a 20% da conta de luz, merece atenção. A CPFL sugere abrir o aparelho apenas quando necessário, evitar deixá-lo aberto por muito tempo e instalar em locais ventilados.

Por fim, a CPFL destaca a importância de desligar a TV quando não estiver em uso e utilizar funções timer ou sleep para desligamento automático antes de dormir, reduzindo o consumo médio de 5% a 10% da residência.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui