Buraco apareceu em trecho da Rua Pedro Mandato, nas proximidades da estação do coletor-tronco (ItapiraNews)
publicidade - anuncie aqui

Assim como aconteceu em pelo menos três ocasiões no ano passado, mais uma vez um buraco surgiu no pavimento asfáltico da Rua Pedro Mandato, nas proximidades da estrutura do coletor-tronco de esgotos da região do bairro Nosso Teto.

O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) tomou ciência da situação ainda na segunda-feira (15).

O tráfego de veículos está interditado no trecho da via que corre às margens do Ribeirão da Penha, bem como em toda extensão da Rua Sargento Zeferino Crepaldi. Cones e fitas zebradas contornam o foco do problema e galhos de árvores foram colocados no buraco que se abriu, como forma de alertar motoristas e também pedestres.

Segundo explicou o presidente da autarquia itapirense, Carlos Vitório Boretti de Ornellas, a área foi totalmente isolada para que uma avaliação minuciosa seja colocada em prática.

“Primeiro precisamos saber o que fez surgir o buraco. Pode ter sido um esmagamento do emissário seguido de vazamento, como já ocorreu anteriormente, ou mesmo o rompimento. Ainda não dá para ter certeza”, adiantou à reportagem do Itapira News.

Embora pareça pequena, a erosão subterrânea é bem profunda, segundo apurou no local a reportagem. Os reparos demandarão a contratação emergencial de uma empresa para execução do serviço.

Profundidade do buraco representa problema maior para o início dos reparos (ItapiraNews)

“Os emissários do coletor-tronco passam em uma zona bem profunda. Qualquer intervenção naquele ponto sempre é bem complicada”, lembrou Ornellas. “Em razão dessa profundidade, é preciso utilizar maquinário específico para esse tipo de obra”, complementou.

A expectativa é que a dimensão do problema não seja de grande proporção, assim como ocorreu em 2023 e que demandou uma atuação bem mais demorada no local. “Primeiro temos que avaliar e só depois dar andamento aos reparos”, disse.

No ano passado, em janeiro, um trecho da Rua Pedro Mandato já havia sido interditado depois que uma cratera se abriu no asfalto, próximo à ponte de acesso ao bairro Flávio Zacchi. Na ocasião, um carro chegou a cair no buraco, mas ninguém ficou ferido.

Outros pontos da via sofreram com situações semelhantes em 2023, em março e também em maio. Para Ornellas, os danos têm relação direta com o coletor-tronco que atende aquela região da cidade.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui