Vacina contra o sarampo agora foca crianças de seis meses a menos de cinco anos (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

A partir desta segunda-feira (7) tem início da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo que foca as crianças com idade a partir de 6 meses a menos de cinco anos que ainda não estão imunizadas.

A vacina aplicada durante a ação proposta pelo Ministério da Saúde será a chamada ‘tríplice viral’, que além do sarampo também protege contra a caxumba e a rubéola.

A campanha segue até o dia 25 deste mês com doses disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde exclusivamente para o público-alvo formado pelas crianças dentro da faixa etária de 6 meses a menos de cinco anos.

De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, a vacina sempre esteve à disposição, mas até então ela era aplicada somente em crianças a partir de um ano de idade. “Agora a dose será aplicada também em quem acabou de fazer seis meses”, explica.

A expectativa em Itapira é imunizar cerca de 800 crianças. Os pais ou responsáveis devem levar as crianças às Unidades Básicas de Saúde com a carteirinha de vacinação. O Dia D da campanha acontecerá no dia 19, quando os postos ficarão abertos durante todo o dia.

Ainda neste ano, entre 18 e 30 de novembro, a campanha focará o público formado por jovens entre 20 e 29 anos. Em Itapira, até o momento, são dois casos confirmados de sarampo e outros 13 casos suspeitos que aguardam a chegada dos resultados dos exames.