Crise reduz Festa da Nonna, que acontecerá dentro do Circolo

Evento não ocupará imediações da Praça Bernardino de Campos neste ano

Sede do Circolo abrigará atividades em dia único

A crise econômica que afeta todos os setores obrigou também a direção do Circolo Ítalo-Brasiliano ‘XV de Novembro di Itapira’ a reduzir as dimensões da Festa della Nonna. Neste ano, o evento não mais ocupará parte da Praça Bernardino de Campos e as ruas ao entorno do logradouro, ficando restrito somente às dependências internas da própria sede da entidade representativa.

No ano em que chega à 18ª edição, o tradicional evento também terá somente um dia de atividades: 12 de agosto. A programação começará às 17h00 com a missa solene em homenagem às nonas na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha e abertura oficial às 19h00 no Circolo, que funciona no prédio do antigo Clube XV de Novembro.

Em seguida, haverá apresentações da Banda Lira Itapirense e dos corais Madrigal Voxxes e Cidade de Itapira. A comercialização dos alimentos típicos da culinária italiana ficará a cargo da Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais). De acordo com o diretor-tesoureiro do Circolo, Belarmino Perez Júnior, o modelo foi alterado devido à ausência de vernas próprias para custear a estrutura e à dificuldade para a captação de recursos junto a patrocinadores neste momento de crise. “Desta forma, fica impossível realizar uma festa com as mesmas dimensões dos anos anteriores”, explicou em entrevista radiofônica na última sexta-feira (14).

A iniciativa de manter o evento mesmo em formato bem menor tem como principal objetivo não quebrar a tradição. Mesmo somente dentro do Circolo, a organização acredita na adesão do público. E, para os próximos anos, há a esperança de que a festa retome seu modelo original e volte a ocupar a praça e as ruas adjacentes com barracas de comidas e bebidas.