publicidade

O Laboratório Cristália conquistou três novas patentes internacionais e chegou a um total de 122 – número considerado recorde na indústria farmacêutica brasileira.

A conquista das novas patentes são referentes ao processo de preparação da Temozolomida e foram concedidas na China, Índia e União Europeia.

A substância é um medicamento oncológico utilizado, principalmente, no tratamento de tumores cerebrais reincidentes após o tratamento padrão. Até então, a empresa itapirense acumulava 119 patentes.

As novas conquistas foram confirmadas em março, no mês em que o Cristália celebrou 50 anos de fundação. Para conquistar a patente de um Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), de um medicamento, de uma nova tecnologia ou até mesmo de uma nova apresentação, é necessário comprovar claramente a inovação.

Vale ressaltar que o laboratório produz não apenas o medicamento final, mas também o chamado IFA (Insumo Farmacêutico Ativo). A empresa é a única do país em seu ramo de atividade a contar com uma planta farmoquímica oncológica, instalada no Complexo Industrial de Itapira e inaugurada em 2019.

Segundo nota divulgada pela empresa, o processo industrial desenvolvido pelo Cristália para a produção do IFA Temozolomida contou com tecnologia avançada e uma nova abordagem sintética.

Para garantir a total segurança de produção do IFA, o setor de pesquisa e desenvolvimento farmoquímico desenvolveu um processo com um reagente alternativo, sólido, de fácil manipulação e menos tóxico.

O processo exclusivo resultou em um insumo de alta qualidade, atendendo a padrões internacionais.

“O desenvolvimento deste tipo de insumo no Brasil coloca o país na linha de frente do tratamento do câncer. Antes de desenvolvermos este processo de produção inovador, o País era totalmente dependente de importação do insumo”, comentou o fundador do Laboratório Cristália, Ogari Pacheco.

O executivo ressaltou ainda que o processo exclusivo de preparação da Temozolomida já obteve patentes também no Brasil, Estados Unidos e Israel.

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui