Canções tradicionais da região do Leste Europeu cativaram o público que conferiu mais uma apresentação do projeto ‘Clássicos em Cena’. A noite de quarta-feira (28) foi dominada pelo som alegre e contagiante do quarteto Bálkân Neo Ensemble.
O riquíssimo show foi marcado por contextualizações históricas e geográficas de cada composição, transmitidas à plateia pelo comentarista do projeto, o maestro Parcival Módolo, e também pelo líder do grupo musical, o búlgaro Martin Borislavov Lazarov.
Além de Lazarov, na execução do oboé, piano e tambura e responsável pelos arranjos e voz em algumas obras, o quarteto é formado ainda por Emilio Martins (percussão étnica), Ricardo ‘Zohyo’ Silva (baixo acústico, buzuki e bandolim) e Manú Falleiros (flauta, duduk e sax soprano/alto).
Músicas da Bulgária, Albânia, Bósnia, Grécia, Romênia, Montenegro, Macedônia, Turquia, Sérvia e Hungria, bem como da cultura cigana, arrancaram aplausos e embalaram o público por quase uma hora e meia.
O Bálkân Neo Ensemble foi fundado por Lazarov, grande conhecedor da música dos Bálcãs, que encontrou músicos brasileiros fascinados pelos ritmos. O quarteto se dedica à pesquisa do folclore do Leste Europeu, com especial ênfase nas canções da Península Balcânica, especialmente da Bulgária.
O ‘Clássicos em Cena’ em Itapira conta com patrocínio do Grupo Penha, por meio da da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A próxima apresentação está marcada para 25 de setembro, com o Quarteto Edino Krieger.