O médico veterinário Rodrigo Luiz Domingues, da Clínica Xodó, ministrou um curso sobre manejo adequado de corujas e aves de rapida a integrantes do GBVI (Grupamento de Bombeiros Voluntários de Itapira).
As atividades aconteceram no último sábado (11). A primeira parte, com instruções teóricas, foi abrigada no campus central do Uniesi (Centro Universitário de Itapira).
A parte prática foi nas dependências da Clínica Xodó. Ao todo, o curso atendeu 18 integrantes da corporação. Durante o evento, eles puderam conhecer mais sobre as espécies de corujas e rapinantes presentes no Brasil.
Além disso, foram orientados sobre a melhor forma de agir em determinadas situações de resgate. Além de veterinário, Domingues é profundo conhecedor dos hábitos das corujas, sendo membro da Ong (Organização Não-Governamental) Pró-Corujas.
“Foi uma ação muito positiva. Esses profissionais estão diretamente engajados nos resgates que a população solicita, então é muito importante que o resgate seja feito da maneira correta, tanto para a segurança do próprio bombeiro quanto das aves”, explicou Domingues.
As aves de rapina são carnívoras e compartilham características semelhantes, como bicos recurvados e pontiagudos, garras fortes e visão de longo alcance. Entre os animais deste grupo estão águias, gaviões, falcões, corujas, abutres e urubus.
De acordo com o veterinário a ideia agora é continuar com os cursos, expandindo os temas. “Dei a ideia de fazermos um curso sobre répteis, que também são animais que costumam estar nas ocorrências”, finalizou.