publicidade - anuncie aqui

As equipes da Defesa Civil de Itapira atenderam 59 ocorrências de queimadas ao longo do mês de agosto em Itapira, conforme dados inseridos no Sidec (Sistema Integrado de Defesa Civil).

O balanço do mês resulta em uma média de praticamente duas ocorrências por dia e confirma a severidade da estiagem no município.

Nas últimas semanas, inclusive, as equipes da Defesa Civil precisaram se desdobrar em várias ocorrências simultâneas, com focos espalhados por diversas partes da cidade, especialmente na área rural.

“Tem sido um período bem difícil. Estamos com uma estiagem muito extensa e com a Umidade Relativa do Ar muito baixa todos os dias. Nesta semana, inclusive, entramos em estado de emergência por conta do tempo seco e isso aumenta ainda mais o risco de incêndios”, diz o coordenador da Defesa Civil, Ronaldo Ramos da Silva.

Em alguns casos, por conta das dimensões das áreas atingidas, foi necessário reunir várias equipes da corporação na mesma ocorrência para que o combate ao fogo fosse realizado de maneira eficaz e com maior agilidade para evirar desdobramentos mais graves.

Em determinadas ocorrências a Defesa Civil também agiu em conjunto com o Corpo de Bombeiros. Importante, também, ressaltar que as estatísticas da Defesa Civil não incluem números referentes aos casos atendidos somente pela corporação militar, ou seja, o volume de queimadas registradas até o momento no município é ainda maior.

“Temos tido muitas ocorrências simultâneas em diversas localidades e temos combatido incêndios em vegetação tanto na área rural como também na área urbana, demandando muito esforço das equipes da Defesa Civil que estão se desdobrando e fazendo o possível, trabalhando horas e horas para amenizar esse sofrimento que são as queimadas e tentar minimizar os efeitos tanto na fauna quanto da flora aí. É um trabalho muito desgastante, mas seguimos na luta”, completa o coordenador.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui