A Defesa Civil de Itapira foi acionada para um resgate inusitado na manhã de segunda-feira (5). Uma ninhada de 14 filhotes de Pato Selvagem foi removida de uma residência localizada na região da Vila Ilze.
A corporação municipal foi contatada pelo próprio morador, que notou os patinhos sem a presença da mãe.
“Os ovos chocaram na área externa da residência. O morador visualizou os filhotes sozinhos e decidiu acionar a corporação”, detalha o coordenador da Defesa Civil, Ronaldo Ramos da Silva.
Os agentes Assis e Job atuaram na ocorrência e após a captura, levaram as pequenas aves para os cuidados necessários na Clínica Xodó.
“A mãe pode ter sido abatida por um cão, por um predador natural ou mesmo ter morrido de outra forma, deixando os patinhos órfãos”, explica o médico-veterinário proprietário da clínica, Rodrigo Luiz Domingues. “Dificilmente a mãe abandona uma cria dessas”, completa.
Ele adiantou que os filhotes foram resgatados todos saudáveis e na Xodó agora estão acomodados em um ambiente seguro. “Os patinhos são muito frágeis e neste momento são presas fáceis para os predadores. Vamos deixá-los em condições mínimas de sobrevivência e quando chegarem à idade juvenil/adulta, soltaremos em um ambiente onde possam se desenvolver”, informa Domingues.