A Defesa Civil de Itapira atendeu 2.314 ocorrências no ano passado, o que representa 192,8 por mês ou uma média de quase 6,5 por dia. A maior parte das intervenções se concentrou nos meses de janeiro e fevereiro, que somaram 505 chamados.
A corporação municipal manteve em 2024 as atividades rotineiras, como vistorias periódicas, monitoramento de áreas de risco e captura de animais selvagens e peçonhentos. Também esteve envolvida em outros projetos e ações de apoio à comunidade, além do suporte contínuo a secretarias municipais.
“Em janeiro tivemos 231 ocorrências e em fevereiro o número aumentou para 274. As condições climáticas adversas e situações de risco nesse período, como as chuvas fortes e quedas de árvores, contribuíram para esse aumento nos atendimentos”, explicou o coordenador da Defesa Civil do município, Ronaldo Ramos da Silva.
O órgão também se dedicou à capacitação de profissionais, com treinamentos para educadores da Rede Municipal de Ensino e colaboradores de entidades filantrópicas, com o objetivo de aumentar a eficácia no gerenciamento de emergências.
Além disso, participou de simulados com empresas, escolas e faculdades e realizou treinamentos com o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar e com a Polícia Militar, em preparação para situações de crise.
O apoio aos serviços de emergência foi outra atividade da corporação ao longo do ano passado. A Defesa Civil trabalhou em conjunto com o Corpo de Bombeiros de Itapira, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em acidentes, incêndios e outras emergências que demandaram ações coordenadas.
Outra importante ajuda foi no combate à dengue, com apoio à Vigilância Epidemiológica. A mobilização para o envio de donativos às vítimas de desastres naturais no Rio Grande do Sul também fez parte da agenda de 2024, com participação ativa na arrecadação e transporte de donativos.
- ESTIAGEM
As grandes queimadas durante os longos períodos de estiagem foram os principais desafios enfrentados pela Defesa Civil, que trabalhou lado a lado com o Corpo de Bombeiros no monitoramento e orientação à população, com respostas imediatas para minimizar os impactos dos episódios.
O órgão marcou presença ainda nos eventos realizados pela Prefeitura, como Carnaval, Festa de Maio, Itapira Parque Rock, O Parque é Nosso, Aniversário da Cidade e as festividades de Natal.