A Defesa Civil de Itapira implantou, oficialmente nesta sexta-feira (8), o chamado POP (Procedimento Operacional Padrão).
Na prática, trata-se de um conjunto de regras e orientações com o objetivo de padronizar a atuação dos agentes da corporação, tanto internamente quanto no atendimento de ocorrências externas.
O POP foi apresentado às equipes durante uma palestra, no período da manhã, conduzida pelo coordenador da Defesa Civil, Ronaldo Ramos da Silva. O secretário municipal de Defesa Social, Coronel Antônio José Rodrigues Gonçalves de Almeida também participou do ato.
De acordo com Ramos, o POP teve como base os procedimentos adotados pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, com adaptações condizentes à realidade local e também de acordo com as particularidades da atuação do órgão itapirense.

“O planejamento começou em março para arquitetar o aprimoramento e aplicação do POP. Foram muitas pesquisas e estudos, avaliamos também o POP do Samu e chegamos às definições dos nossos procedimentos, que foram revisados e aprovados pelo Coronel Almeida”, comentou o coordenador da Defesa Civil. De acordo com ele, a apresentação do novo conjunto de protocolos foi bastante positiva.
“Nossos agentes receberam muito bem a padronização dos atendimentos. Com o POP, passamos a ter uma atuação padronizada desde os serviços internos, check-list de equipamentos, atendimentos ao público e atuação em ocorrências, atuando da maneira mais sincronizada possível com os demais órgãos, com o Corpo de Bombeiros, por exemplo”, frisou.