Ronaldo Ramos recebeu geólogos para trabalho de atualização de mapeamento na cidade (Divulgação)
publicidade - anuncie aqui

Teve início na última quarta-feira (17) o trabalho de vistoria das áreas de riscos em Itapira, que tem como objetivo a atualização do Plano Municipal de Redução de Riscos.

A atividade é coordenada pelos geólogos Paulo Fernandes e Mikhael Borghieiri, do IPA (Instituto de Pesquisas Ambientais), que estão a serviço da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Os profissionais estiveram na sede da Defesa Civil local para conversar com o coordenador Ronaldo Ramos da Silva e dar início aos estudos necessários.

Na prática, a ação visa identificar pontos com potencial risco de enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra, definindo a classificação desses locais de acordo com o grau dos riscos envolvidos.

O trabalho vai reavaliar, inclusive, as áreas catalogadas em 2019 pelo IPT (Instituto de Pesquisa Tecnológica) que apontou os locais com riscos de inundações e deslizamentos.

“Existe uma diretriz da Defesa Civil Estadual de que todos os municípios paulistas tenham, a partir de 2026, um Plano Municipal de Redução de Riscos, que começa preliminarmente com essa atualização do nosso mapeamento, pois o último foi feito em 2019”, destaca Ronaldo Ramos.

Os resultados das avaliações serão reunidos em mapas, dados geográficos e documentações multimídia que irão fundamentar o relatório técnico com detalhes sobre as áreas, setores de riscos e tipologia do processo e utilizados na formulação do plano.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui