Defesa Civil participou de curso sobre a Operação Estiagem (Arquivo/Itapira News)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

Agentes da Defesa Civil de Itapira participaram no início deste mês da Oficina Preparatória para Operação Estiagem 2019. O evento, ocorrido no dia 4 último, foi organizado pela Secretaria Estadual de Defesa Civil.

O treinamento foi realizado entre 9h00 e 17h00 no Theatro Municipal de Paulínia (SP) e contou com a participação de 55 cidades da região de Campinas. A oficina contou com palestras e aulas práticas sobre como apagar incêndios em vegetações, chamada de ‘Operação Corta Fogo’.

A Defesa Civil Estadual abordou temas de interesse local para a construção de rede de prevenção de riscos e de desastres. Os participantes aprenderam a utilizar as ferramentas existentes, como legislação aplicada à proteção e defesa civil, elaboração de plano de contingência, critérios para decretação de situação de anormalidade e solicitação de recursos às esferas estadual e federal, critérios do Programa Município Verde Azul.

Os palestrantes apresentaram  cenários de áreas de risco a fim de facilitar a identificação e monitoramento de áreas de escorregamento e inundação, bem como ferramentas de monitoramento de queimadas e previsões meteorológicas. A aula prática, como incêndio simulado, foi supervisionado pelo Corpo de Bombeiros Estadual.

Todos os participantes da oficina receberão kits estiagem, com equipamentos mínimos para uma brigada de incêndios em cobertura vegetal. Tanto a participação no curso como a aquisição dos kits também auxilia o município na pontuação do Programa Município Verde Azul.