Campanha de Doação de Sangue em Itapira é organizada pelo Hemocentro e Banco de Sangue (Paulo Bellini/ItapiraNews/Arquivo)

As datas dos eventos da Campanha de Doação de Sangue em Itapira já foram definidas para o ano de 2021.

As coletas seguem ocorrendo bimestralmente e sempre no salão social do Lions Club, na Rua Tereza Lera Paoletti, 480, no Jardim Bela Vista.

Neste ano, os doadores poderão ir ao local nos dias 18 de fevereiro, 22 de abril, 17 de junho, 19 de agosto, 21 de outubro e 16 de dezembro.

Os eventos começam sempre às 9h00 e seguem até o meio-dia. A distribuição de senha também começa às 9h00, sendo apenas uma por pessoa. A organização é do Banco de Sangue do Hospital Municipal e parceria com o Hemocentro da Unicamp.

  • QUEM PODE DOAR?

Os candidatos devem ter entre 16 e 69 anos e não podem estar em jejum. Todos passam cadastro, triagem médica com aferição de pressão, teste de anemia e de condições físicas.

Cada doador contribui com uma bolsa de 450 ml (mililitros) de sangue e recebe um lanche após o procedimento. O intervalo mínimo entre uma doação e outra é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.

Menores de idade devem ir acompanhados de pais ou responsável legal. Todos devem apresentar documento oficial de identidade com foto e não podem ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue.

Os doadores devem estar saudáveis e não podem ter feito endoscopia, colonoscopia, tatuagem ou colocado piercing há menos de 12 meses. Todos os materiais utilizados são descartáveis

As pessoas que tiveram dengue, zika ou chikungunya devem aguardar pelo menos 30 dias após o desaparecimento dos sintomas para poder doar. O mesmo quadro se aplica para quadros gripais com febres, infecções e uso de medicamentos. Para mais informações, ligue gratuitamente para 0800-722-8432.

Publicidade - Anuncie aqui