Ela chegou bem tímida e ganhou um pouco mais de intensidade somente a partir das 9h30. Depois de mais de 20 dias e mesmo que por um breve período, enfim a chuva caiu sobre Itapira nesta segunda-feira (16).
A pancada rápida pela manhã representou uma trégua momentânea aos dias de profunda secura e de uma terrível recorrência de queimadas em áreas de mata.
A última chuva verificada na cidade datava de 24 de agosto. O volume foi baixo, como anteciparam os principais institutos de meteorologia.
A chuva foi provocada por uma frente fria que reduziu a temperatura em toda a região após uma onda de calor com máximas em torno dos 35ºC.
A precipitação pluviométrica em Itapira, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), por enquanto fica restrita à segunda-feira.
Na terça-feira (17), a previsão é de formação de muitas nuvens durante o dia todo, com temperaturas que podem variar de 15ºC a 31ºC. A chuva pode voltar só a partir da próxima sexta-feira (20), segundo reforçou o centro meteorológico.