Uma palestra agendada para esta sexta-feira (15) em Itapira abordará temas relacionados à depressão e ao suicídio. O evento está agendado para 20h00 no salão da Igreja Assembleia de Deus – Ministério Belém. O local fica na Rua Fenízio Marchini, 120, próximo à Rodoviária.
A participação é gratuita e aberta ao público. A preleção fica a cargo do médico psiquiatra Ewerson Machado. Ele já vem desenvolvendo trabalhos na área e idealizou o evento em conjunto com a UMADI (União da Mocidade da Assembleia de Deus de Itapira) para transmitir informação e conscientização.
De acordo com ele, o alto índice de casos de suicídio em Itapira nos últimos tempos é um dos motivos para a realização da palestra. “Somente neste início de ano já tivemos dois casos. E percebemos que na cidade isso vem ocorrendo mais em uma faixa etária que vai dos 15 aos 45 anos”, destaca.

Para o psiquiatra, é importante debater e difundir as informações sobre a relação da depressão com o suicídio, bem como divulgar serviços como o 188, que é o número do CVV (Centro de Valorização da Vida) criado especificamente para prevenir suicídios.
As ligações para o CVV através do número 188 são gratuitas a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular, provenientes de qualquer lugar do país, com atendimento a partir de pessoas devidamente capacitadas para ouvir e conversar com pessoas que estejam cogitando a possibilidade de tentar contra a própria vida. “É muito importante que as pessoas conheçam os meios para buscar ajuda. Há uma tendência mundial e o Brasil ocupa a oitava posição no ranking dos países com maior número de mortes por suicídio. É necessário falar sobre isso”, finaliza Machado.