Palestra gratuita aborda relação entre depressão e suicídio em Itapira (Ilustração)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

Uma palestra agendada para esta sexta-feira (15) em Itapira abordará temas relacionados à depressão e ao suicídio. O evento está agendado para 20h00 no salão da Igreja Assembleia de Deus – Ministério Belém. O local fica na Rua Fenízio Marchini, 120, próximo à Rodoviária.

A participação é gratuita e aberta ao público. A preleção fica a cargo do médico psiquiatra Ewerson Machado. Ele já vem desenvolvendo trabalhos na área e idealizou o evento em conjunto com a UMADI (União da Mocidade da Assembleia de Deus de Itapira) para transmitir informação e conscientização.

De acordo com ele, o alto índice de casos de suicídio em Itapira nos últimos tempos é um dos motivos para a realização da palestra. “Somente neste início de ano já tivemos dois casos. E percebemos que na cidade isso vem ocorrendo mais em uma faixa etária que vai dos 15 aos 45 anos”, destaca.

Dr. Ewerson Machado vai conduzir preleção na Assembleia de Deus (Divulgação)

Para o psiquiatra, é importante debater e difundir as informações sobre a relação da depressão com o suicídio, bem como divulgar serviços como o 188, que é o número do CVV (Centro de Valorização da Vida) criado especificamente para prevenir suicídios.

As ligações para o CVV através do número 188 são gratuitas a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular, provenientes de qualquer lugar do país, com atendimento a partir de pessoas devidamente capacitadas para ouvir e conversar com pessoas que estejam cogitando a possibilidade de tentar contra a própria vida. “É muito importante que as pessoas conheçam os meios para buscar ajuda. Há uma tendência mundial e o Brasil ocupa a oitava posição no ranking dos países com maior número de mortes por suicídio. É necessário falar sobre isso”, finaliza Machado.