Onça-parda foi atropelada nas proximidades da divisa entre Itapira e Mogi Guaçu (Divulgação)
publicidade - anuncie aqui

O DER (Departamento de Estradas de Rodagem), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, informou que fará a instalação de avisos sobre a presença de animais silvestres em trechos da Rodovia SP-177/342 – a antiga vicinal entre Itapira e Mogi Guaçu.

A manifestação, via nota oficial, aconteceu após a morte de uma onça-parda na manhã da última segunda-feira (8).

O animal, um macho de aproximadamente um ano e meio de idade e quase 33 quilos, foi encontrado no acostamento da via nas proximidades dos condomínios Recanto Jacuba e União, quase na divisa entre as duas cidades.

“Uma equipe de segurança do Departamento de Estradas de Rodagem vai vistoriar a rodovia e reforçar a sinalização, incluindo a identificação de locais e implantação de alertas da presença de animais na via”, diz a nota.

Motoristas que passavam pelo trecho e perceberam a presença da onça acionaram a Defesa Civil e os agentes foram ao local acompanhados do médico veterinário Rodrigo Luiz Domingues, da Clínica Xodó, que presta atendimento voluntário a animais silvestres.

Porém, infelizmente ela já estava sem vida. Não se sabe qual veículo atingiu a onça, mas o trauma causado pela pancada provocou fraturas e uma hemorragia interna no felino também conhecido por suçuarana.

“Infelizmente o impacto causou um trauma grande no tórax e fraturas de várias costelas, com certeza foi um atropelamento”, disse o veterinário. O corpo da onça deverá ser doado a uma faculdade de veterinária para ser utilizado em aulas pelos estudantes.

 

 

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui