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O buraco aberto às margens da Rodovia SP-147 (Itapira-Lindoia) em razão do deslizamento de um talude em dezembro de 2022 ainda aguarda por providências efetivas do Governo do Estado de São Paulo.
Quase dois anos depois do caso noticiado pelo Itapira News no mesmo dia do deslizamento, a situação segue sem que uma solução concreta seja apresentada, à parte de medidas paliativas como a sinalização do trecho e uma pequena intervenção para evitar ainda mais danos.
O local fica no trecho próximo à região do bairro Istor Luppi e bem em cima da passagem do Ribeirão da Penha por baixo da rodovia.
O talude – nome técnico dos populares ‘barrancos’, ou seja, um terreno inclinado com função de garantir a estabilidade do aterro – cedeu durante fortes chuvas em 28 de dezembro de 2022.
No mesmo dia o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) foi comunicado da situação pela Defesa Civil de Itapira. Na ocasião, à reportagem do Itapira News, a Secretaria Estadual de Infraestrutura disse que uma vistoria no local não havia apontado risco de desmoronamento.
Em 11 de janeiro de 2023, porém, um novo deslizamento ocorreu e um buraco surgiu. Também à reportagem, a pasta estadual disse que já estava trabalhando na abertura de uma licitação para contratação das obras no local.
Em maio do mesmo ano, o portal novamente questionou o DER e a informação foi de que o talude estava estabilizado e que o projeto executivo estava em desenvolvimento.
Em dezembro de 2023, no ‘aniversário de um ano’ do deslizamento, mais uma vez o Itapira News enviou questionamentos ao Governo do Estado.
A resposta, então, foi de que um projeto básico para reparo de erosão havia sido concluído e que os trâmites legais estavam em andamento para contratação das obras.
De lá para cá, entretanto, a situação só fez piorar, inclusive com parte da estrutura da passagem do rio também cedendo, sem que providências concretas tenham sido adotadas pelo governo estadual até então.
Porém, isso somente ocorreu recentemente e os envelopes serão abertos no dia 28 deste mês – 23 meses após o início do problema, com previsão de investimentos na ordem de R$ 3,5 milhões. A pista adicional segue interditada também deste o início da situação.
Na última semana, a reportagem do portal novamente esteve no local para captar novas imagens da situação, que demonstra como os danos aumentaram ao longo dos últimos meses e ainda tendem a piorar com a chegada do período chuvoso.
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