Trecho da Avenida Lions Club, da esquina da Rua Lázaro Xavier da Silva até a Rua das Acácias, no Jardim Santa Marta, está interditado totalmente dede a manhã de quarta-feira (11).
O motivo foi o deslizamento de terra, ainda na madrugada, de parte da margem do córrego que corta o bairro.
Com pouco mais de 10 metros de extensão, a erosão atingiu inclusive o pavimento asfáltico e comprometeu parte da pista de caminhada do chamado ‘Zerão’, local muito frequentado por praticantes de atividades físicas.
A área foi totalmente isolada com cones e fitas zebradas pelo Departamento de Trânsito da Secretaria Municipal de Defesa Social.
Os veículos que acessam a Lions Club pela rotatória da Avenida Jacareí, no sentido centro-bairro, são obrigados a convergir à direta na Rua Lázaro Xavier da Silva.
Já o motorista que segue pela Lázaro Xavier da Silva não consegue ir em direção à Lions Club, que mantém somente uma mão de direção. A única opção é desviar para a Rua Rotilo Peres e prosseguir pela Avenida Jacareí.
Uma empresa contratada pela Prefeitura de Itapira já trabalha há algumas semanas em pelo menos dois pontos do córrego classificados como mais críticos, inclusive com a utilização de maquinário pesado no interior do curso d’água.
O projeto prevê a edificação de muros de contenção para impedir novos desmoronamentos e que a erosão avance em direção à avenida. O outro local atendido fica no trecho entre as ruas das Margaridas e Hortências, onde o serviço está mais adiantado.
Em relação à área atingida na quarta-feira, a obra está concentrada do lado oposto onde o deslizamento de terra aconteceu, no sentido bairro-centro da Lions Clube.
A empresa agora atua para evitar novos deslizamentos de terra no trecho afetado. Inclusive uma lona plástica foi colocada sobre a margem para impedir que a chuva provoque danos ainda maiores. Não há prazo previsto para que o tráfego de veículos seja liberado.