Câmeras flagraram ação no Santa Bárbara (Reprodução)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

Um detento, reeducando do Centro de Ressocialização de Mogi Mirim e que estava trabalhando no projeto de ressocialização através de serviços em Itapira, foi flagrado por câmeras de segurança ao invadir uma casa e furtar uma roçadeira.

O caso aconteceu nesta quinta-feira (20), terceiro após o início da parceria entre a Prefeitura e a fundação que mantém o programa. A casa fica no Parque Santa Bárbara e a Polícia Militar recuperou o objeto subtraído.

Para acessar o imóvel, o acusado pulou um muro. Ele foi reconhecido nas imagens das câmeras de segurança da residência. O detento não teve o nome divulgado, mas segundo apurado pela reportagem ele foi retirado do programa e responderá pelo delito.

A ocorrência reforça o temor da vizinhança do bairro que chegou a ir ao Ministério Público para buscar informações sobre o convênio. Os moradores afirmaram categoricamente que não eram contra o programa, mas que estavam receosos pelo fato de não terem percebido qualquer fiscalização ou monitoramento dos indivíduos.

Segundo nota da Prefeitura, a Procuradoria Jurídica do município acompanhou todo o caso, tratado pelo procurador Luiz Leonardo Menchaca Schwarz como “um desvio de conduta”.

O ocorrido, de acordo com ele, não inviabiliza o projeto. “Estivemos reunidos com a Secretaria de Serviços Públicos que atua diretamente no projeto e analisamos toda a situação. Vamos aplicar diferentes técnicas de controle, com a participação efetiva da Guarda Civil Municipal. O importante é que o trabalho ocorra de forma eficiente, como vem acontecendo, e sem incidentes”, afirmou.

O programa de ressocialização acontece desde 2006 em diversos estados brasileiros. No Estado de São Paulo os convênios são realizados através do Comitê Municipal de Limpeza Pública e da Fundação Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap) instituída pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Lei nº 1.238, de 22 de dezembro de 1976 e vinculada à Secretaria de Estado da Administração Penitenciária.