Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

A partir da próxima segunda-feira (20), o Detran.SP (Departamento Estadual de Trânsito) e o Poupatempo vão entregar documentos de forma gratuita no Estado de São Paulo.

O objetivo é evitar deslocamentos, reduzindo os riscos para as pessoas em meio à pandemia do novo coronavírus.

O Detran e o Poupatempo já enviavam documentos via Correios, mas as pessoas precisavam pagar o valor referente à taxa de entrega.

Mantenha-se bem informado: curta nossa página no Facebook, siga-nos no Instagram e também pelo Twitter

Segundo o governo de São Paulo, serão entregues documentos de identidade (RG) e Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) emitidos antes do início da quarentena.

Os primeiros a receber as postagens serão os cidadãos atendidos em março para solicitação da carteira de identidade. Na semana seguinte, a entrega será de carteiras de habilitação emitidas nos meses de janeiro, fevereiro e março.

Inicialmente serão entregues 195 mil documentos que já estão prontos – 130 mil documentos de identidade e 65 mil de habilitação. A entrega será realizada nos endereços de cadastros, sem cobrança de taxa.

Caso o cidadão não receba a correspondência em até três semanas, deve entrar em contato por meio dos canais de atendimento ao cidadão disponíveis nos sites do Detran e do Poupatempo.

  • Drive thru

Já a partir desta quinta-feira (16), o Detran.SP passa a entregar também, por sistema drive- thru, os Certificados de Registro de Veículos (CRV) aos motoristas que precisam do documento com urgência.

Nesse modelo, os motoristas poderão retirar os documentos sem sair de seus veículos. Entretanto, para ter direito à retirada, o cidadão interessado deverá comprovar a urgência em obter o CRV.

Serão priorizados os casos de conclusão de vendas ou necessidade em virtude de inventário. Posteriormente, a ação será estendida para atendimento a toda a população. A medida é válida para unidades do Detran.SP em todo o estado.

Com a ação, o órgão estadual de trânsito, espera liberar cerca de 200 mil documentos emitidos. A solicitação por pessoas físicas (particulares) deverá ser feita pelos portais do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), por meio de um canal exclusivo para cadastro dos pedidos.

Equipes dos órgãos irão analisar as demandas, em caráter de urgência, e entrar em contato para realizar o agendamento. Para a segurança de funcionários e motoristas, serão seguidos todos os protocolos sanitários e de distanciamento social.

O uso de máscara é obrigatório. O diferencial da medida é a praticidade de ser atendido sem necessidade de descer do veículo. O Detran.SP já havia iniciado em 1º de julho a entrega do CRV via drive thru para despachantes, profissionais responsáveis por cerca de 70% dos documentos de veículos retidos nos postos.

Por conta da suspensão temporária do atendimento presencial nas unidades do Detran.SP e do Poupatempo, cerca de 320 mil CRVs emitidos antes da pandemia aguardavam para serem retirados.

Publicidade - Anuncie aqui