Plantio aconteceu na manhã da última quinta-feira (Divulgação)

O Dia Mundial da Água, celebrado anualmente no dia 22 de março, já foi comemorado em Itapira nesta quinta-feira (18) com um plantio de mudas de árvores.

A ação ambiental aconteceu às margens do Ribeirão da Penha em seus trechos próximos à Rua Ari Wilson Cremasco e Pedro Mandato, entre o Jardim Soares e o Nosso Teto.

Participaram integrantes da Sama (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente) e da Patrulha Ambiental. Ao todo, 22 espécies de árvores foram plantadas para reforçar a mata ciliar, das quais 21 são nativas.

Foram plantadas três mudas de aroeira pimenteira, duas de patas de vaca, duas de paus ferro, duas de resedás gigantes, cinco de pau-formiga, duas de sapucaias, duas de carobas e duas de carvalhos nacionais. Dessas, apenas o resedá não é uma árvore nativa.

O diretor da Sama, Anderson Martelli, acompanhou a ação e destacou que as mudas plantadas apresentam um porte de três metros, fator que favorece a mudança dos aspectos visuais e ambientais nos espaços.

“Como estamos vivenciando um período de pandemia, a ação não teve a participação de escolas e/ou outras instituições, sendo a iniciativa realizada pelos próprios funcionários da Sama e da Patrulha Ambiental”, comentou o biólogo.

Ele lembrou também que a iniciativa vai de encontro à substituição das leucenas, espécie considerada invasora e retirada das margens do Ribeirão da Penha em anos anteriores.

Publicidade - Anuncie aqui