As recorrentes falhas verificadas no serviço de coleta de lixo em Itapira, que nesta semana registrou novos atrasos e provocou inúmeras reclamações, resultaram em críticas contundentes até mesmo dos vereadores da bancada governista.
Em discurso proferido na sessão da Câmara Municipal de quinta-feira (5), o vereador André Siqueira (MDB) chamou de “folgada” a ESN, empresa responsável pelo trabalho de retirada e destinação de resíduos, bem como classificou a situação como “palhaçada”.
“Realmente tivemos problemas no lixo. Desde sexta-feira (30) estou correndo atrás dessa empresa folgada. Não temos que passar a mão na cabeça, não”, desabafou no pequeno expediente – espaço dedicado para a livre manifestação dos vereadores.
Siqueira reafirmou que a Prefeitura vem tomando todas as providências necessárias para corrigir o problema. “Não é simplesmente tirar uma empresa e colocar outra. Tem todo um procedimento e o prefeito (Toninho Bellini) está cobrando. Além de notificar a empresa tem que multar também, mexer no bolso”, sugeriu.
Ainda no pronunciamento, Siqueira acusou que “tem funcionário (da empresa da coleta de lixo) fazendo hora extra e não recebendo. Eu liguei para o encarregado e perguntei se a Prefeitura está devendo e ele me disse que não, que está tudo em dia. Então o serviço tem que estar em dia também porque a população não merece o que está acontecendo”.
O vereador classificou como “estranho” tantos problemas surgirem principalmente em ano de eleições municipais. “Só acho um pouco estranho essa empresa entrar e justo em ano eleitoral ficar dando trabalho para nós e para a população. Se tiver que tirar e chamar a segunda (colocada na licitação) vai ter que fazer para acabar com essa palhaçada que essa empresa vem fazendo”, pontuou.
Em apartes concedidos por Siqueira, a vereadora da bancada de situação, Maísa Fernandes (PSD), lembrou que os problemas ganharam dimensão curiosamente em época eleitoral, enquanto que o presidente da Câmara, Mino Nicolai (MB), reiterou que “não temos compromisso com ninguém, não temos medo de ninguém e vamos tomar a atitude que precisa ser tomada para punir essa empresa”.
- MAIS CRÍTICAS
Representante da base de oposição, Leandro Sartori (Psol) abriu a série de discursos do pequeno expediente com críticas diretas à situação da coleta de lixo. “Novamente Itapira passa pelo problema do lixo, assunto recorrente nesses últimos anos e que ficou muito mais grave nos últimos seis meses”, denunciou.
Ele garantiu que desde sexta-feira (30) vem recebendo muitas reclamações referentes à deficiência do serviço. “Deveria ter quatro caminhões rodando a cidade e a empresa trabalha com três. Estamos sempre pedindo para que a Prefeitura reveja o contrato do lixo e defendemos a municipalização desse serviço novamente. Precisa tomar providências”, frisou.
Nos últimos dias, o Itapira News mostrou novas falhas que deixaram inúmeros bairros sem coleta. O resultado, mais uma vez, foi um cenário de diversos pontos com sacos de lixo amontoados, aguardando pelo recolhimento, e dezenas de queixas sobre a qualidade do serviço prestado.
Os problemas na coleta do lixo orgânico em Itapira se tornaram praticamente corriqueiros desde a mudança da empresa responsável pelo serviço. Procurada sobre as declarações dos vereadores, a ESN não se manifestou até a publicação desta matéria.