A abertura do Ano Santo Jubilar da Igreja Católica vai reunir os municípios abrangidos pela Diocese de Amparo na tarde do próximo domingo (29), na cidade sede da congregação, para uma solenidade especial.
O início da celebração acontece às 15h00, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Centro. De lá os fiéis partem em procissão até a Catedral Diocesana de Nossa Senhora do Amparo, também na área central, onde o bispo Dom Luiz Gonzaga Fechio preside a missa.
O Jubileu do Ano Santo Católico é proclamado pelo Papa a cada 25 anos, segundo uma antiga tradição. Este que foi iniciado a partir do Natal tem como tema a esperança.
Com o rito solene da abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano, o Papa Francisco inaugurou o Jubileu de 2025. Na sequência, o Santo Padre presidiu à celebração da Santa Missa na noite de Natal do Senhor.
Na Bula de Proclamação do Jubileu, o Papa escreveu: ‘Todos esperam. No coração de cada pessoa, encerra-se a esperança como desejo e expectativa do bem, apesar de não saber o que trará consigo o amanhã. Porém, esta imprevisibilidade do futuro faz surgir sentimentos por vezes contrapostos: desde a confiança ao medo, da serenidade ao desânimo, da certeza à dúvida. Muitas vezes encontramos pessoas desanimadas que olham, com ceticismo e pessimismo, para o futuro como se nada lhes pudesse proporcionar felicidade’.
Na celebração programada para domingo, a Diocese de Amparo convida clero, religiosos e leigos para participação do importante momento litúrgico. A peregrinação, desde a Igreja escolhida para a concentração até a Catedral, representa um sinal do caminho da esperança que, iluminado pela Palavra de Deus, une os cristãos.