Divisão oficiou produtora no final de julho e fez recomendações (Reprodução)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Divisão oficiou produtora no final de julho e fez recomendações (Reprodução)
Divisão oficiou produtora no final de julho e fez recomendações (Reprodução)
Publicidade - Anuncie aqui

A Prefeitura confirmou que fará o acompanhamento das provas de rodeio para “evitar maus-tratos aos animais” na Festa do Peão de Itapira, que começa nesta quarta-feira (3) e segue até domingo (7).

A nota foi divulgada após decisão judicial que determinou, aos organizadores do evento, a integral observância aos dispositivos legais que regem a realização de competições com animais nesse tipo de evento.

A decisão saiu na última segunda-feira (1) como fruto de uma ação civil pública de autoria de uma associação de proteção animal sediada em Americana (SP). “Assim como já ocorreu no ano passado, a Prefeitura irá acompanhar a realização do rodeio para evitar maus -tratos aos animais. Neste ano, a DPBEA (Divisão de Proteção e Bem Estar Animal), da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, estará orientando e fiscalizando a realização das provas, a fim de assegurar a integridade dos animais  envolvidos”, destacou o comunicado da administração.

“Desta forma, a determinação judicial será cumprida e o rodeio poderá ter seguimento, para que a população de  Itapira e região possa participar da festa em todos os seus momentos”, complementou o texto. Segundo a Prefeitura, já no dia 25 de julho a DPBEA notificou a empresa responsável pelo evento para “cumprir as determinações federais e estaduais a respeito das condições de participação de animais em rodeios”.

A produtora Prates & Prates também se manifestou nesta terça-feira (2), confirmando que recebeu as determinações da Justiça, mas garantindo que já segue todas as normas previstas em lei. “(As regras) já são corriqueiramente observadas pela empresa há vários anos” com o objetivo de evitar ferimentos e estresse aos animais, “assim como, ao mesmo tempo, assegurar um espetáculo digno e envolvente para todos os espectadores”, disse a empresa, que também confirmou que a DPBEA fará a orientação e fiscalização durante o evento.