Projeto prevê proteção de nascentes e mananciais (Reprodução)
Projeto prevê proteção de nascentes e mananciais (Reprodução)
Projeto prevê proteção de nascentes e mananciais (Reprodução)

Com o objetivo de despertar a consciência e a necessidade da preservação de nascentes e mananciais, a SAMA (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente) de Itapira já entregou, neste ano, 1.556 mudas de árvores nativas a pequenos produtores rurais.

A ação é desenvolvida com apoio de empresas e associações que doaram as mudas à Secretaria para o repasse aos agricultores. A entrega se intensificou com a entrada da Primavera, quando, por conta da ocorrência das chuvas, o plantio de árvores tem melhores resultados. Para isso, a Secretaria tem entrado em contato com os proprietários que desejam proteger suas nascentes de água, incentivando-os assim a fazer o plantio e a consequente reposição da mata ciliar.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Alair de Oliveira, lembra que a preservação de mananciais é um projeto permanente da pasta. Para isso, ações como o plantio para a recomposição de matas ciliares é constante, especialmente através de projetos com a comunidade. Para o prefeito José Natalino Paganini (PSDB), é uma ação de extrema importância para o futuro. “Com isso, estamos proporcionando meios de assegurar água para os próprios produtores, uma vez que a recuperação da mata junto às nascentes evita o desaparecimento de mananciais”, afirmou.

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui