Uma operação para doação de órgãos foi desencadeada neste sábado (20) em Itapira, mobilizando equipes médicas do Hospital Municipal e de outros órgãos médicos, além do helicóptero Águia da Polícia Militar.
O coração, fígado e rins eram de um adolescente de 15 anos que infelizmente faleceu depois de permanecer mais de 10 dias internado em razão de um acidente de trânsito ocorrido no dia 7 de janeiro, em Itapira – saiba mais abaixo.
Os procedimentos para captação dos órgãos foram conduzidos pelas integrantes da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do Hospital Municipal de Itapira, Mariane Tofanello Lima Sievi e Zilda de Fátima Sabadini, e que também envolve médicos e profissionais de enfermagem e de diversos outros setores da Secretaria Municipal de Saúde.
A operação também contou com a participação de equipes do da OPO (Organização de Procura de Órgãos) do Hospital das Clínicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e do Incor (Instituto do Coração) da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo.
A aeronave pousou por volta das 13h15 no campo do Estádio Municipal ‘Coronel Francisco Vieira’, na Santa Cruz, e a GCM (Guarda Civil Municipal) atuou na escolta das equipes no trajeto até o HM e no retorno ao local da aterrissagem para o transporte aéreo do coração e rodoviário dos demais órgãos.
- TRISTEZA E SOLIDARIEDADE
Os órgãos que agora ajudarão a salvar outras vidas eram de uma das vítimas envolvidas em um acidente de trânsito no dia 7 de janeiro.
Ele ocupava a garupa da motocicleta Honda/Bros que colidiu com um automóvel Renault/Duster na Rodovia SP-352 (Itapira-Jacutinga), mais precisamente na altura do Trevo da Usina. Desde então ele estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), mas teve morte cerebral confirmada na última sexta-feira (19).
Em um ato de extrema empatia em um momento de muita dor e consternação, a família do menino autorizou a doação dos orgãos. O piloto da moto segue internado também no Hospital Municipal de Itapira, com previsão de alta para a próxima semana.
O corpo do adolescente segue ao IML (Instituto Médico-Legal) de Campinas (SP) para exames e posterior liberação à família. Negri era aluno da Etec (Escola Técnica Estadual) de Itapira, onde cursava o Ensino Médio. O sepultamento deverá ser realizado no Cemitério Municipal de Jacutinga (MG), onde ele residia com a família.