A etapa de outubro da Campanha de Doação de Sangue em Itapira registrou a menor adesão dos voluntários neste ano.
A ação aconteceu na manhã da última quinta-feira (17) e o comparecimento ficou abaixo do que era esperado pela organização. Ao todo, 95 candidatos foram ao campus central do Uniesi (Centro Universitário de Itapira) para doar sangue, dos quais 15 foram considerados inaptos.
As 80 bolsas coletadas ficaram bem abaixo do recorde de 2024, na etapa de agosto, quando a ação solidária recolheu 131 bolsas. As etapas anteriores deste ano, em fevereiro, abril e junho, também já tinham sido bem positivas, com números expressivos de bolsas: 120, 125 e 129, respectivamente.
“Tivemos campanhas excelentes no primeiro semestre e, em agosto, batemos o recorde, com um comparecimento de doadores acima da média. Então estávamos bem otimistas para essa etapa, mas ficamos frustrados”, lamentou o responsável pelo Banco de Sangue do Hospital Municipal, Francisco de Assis Azevedo Marella, o Fran.
A etapa da última quinta-feira também resultou no cadastro de nove doadores de medula óssea. Do total de doadores, 23 participaram pela primeira vez da ação e não houve nenhuma desistência.
As etapas bimestrais acontecem ao longo do ano com organização conjunta entre o Banco de Sangue do Hospital Municipal e o Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
A etapa deste mês foi a penúltima do calendário de 2024 e o comparecimento menor que o esperado elevou o nível de preocupação para a última etapa, agendada para o dia 19 de dezembro.
“Agora estou bem preocupado, pois dezembro é o mês em que as doações já costumam cair e, em contrapartida, a demanda por sangue aumenta. É uma conta inversamente proporcional e precisamos aumentar o volume de bolsas para o fim do ano novamente”, finalizou.