Ação na NB Máquinas aconteceu neste sábado (Paulo Bellini/ItapiraNews)

A campanha de doação de sangue promovida neste sábado (10) junto aos colaboradores da empresa NB Máquinas, em Itapira, resultou em 79 bolsas coletadas.

O evento aconteceu no período da manhã na sede da empresa e mobilizou profissionais do Hemocentro da Unicamp (Universidade de Campinas) e do Banco de Sangue do Hospital Municipal, com apoio de equipes do Uniesi (Centro Universitário de Itapira).

Ao todo, 95 candidatos se apresentaram, dos quais 16 foram considerados inaptos à doação após a triagem. Entre os 79 doadores, 44 participaram da ação pela primeira vez.

Foi também a primeira vez que uma etapa da doação foi realizada internamente em uma empresa, atendendo exclusivamente seus funcionários.

“Foi excelente, primeiro por ter sido uma campanha inovadora, realizada pela primeira vez internamente em uma empresa”, comentou o biomédico Francisco de Assis Marella, responsável pelo Banco de Sangue.

De acordo com ele, o saldo de pessoas que doaram pela primeira vez representa um grande ganho. “Isso é muito importante para ampliar o público doador de sangue na nossa cidade, geralmente quem doa uma vez começa a doar sempre”, frisou.

De acordo com ele, já há mais empresas interessadas em também promover a campanha junto a seus colaboradores.

Empresas ou instituições interessadas nesse tipo ação podem entrar em contato com o Banco de Sangue do Hospital Municipal pelo telefone 3913-9393 para intermediação do contato com a Unicamp.

  • GERAL

Para o público em geral, a segunda etapa da Campanha de Doação de Sangue em 2021 no município está confirmada para o dia 22 de abril, das 9h00 às 12h00, na sede do Lions Clube de Itapira, situado à Rua Tereza Lera Paoletti, 480.

Para doar é necessário ter idade entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhadas do pai ou responsável legal), apresentar documento com foto e não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue.

Durante a coleta, todos os candidatos passam pelo cadastro, triagem médica com aferição de pressão, teste de anemia e de condições físicas, entrevista sigilosa e recebem um lanche. Todo material utilizado na coleta é descartável. Dúvidas e mais informações sobre a campanha podem ser obtidas pelo telefone 0800-722-8432.

Publicidade - Anuncie aqui