Doadoras foram homenageadas em Itapira (Paulo Bellini/ItapiraNews)
publicidade - anuncie aqui

O BLH (Banco de Leite Humano) do Hospital Municipal de Itapira promoveu uma homenagem às mamães que se voluntariam como doadoras de leite materno.

A cerimônia aconteceu na última sexta-feira (20) no auditório da Aipa (Associação Itapirense de Preparo do Adolescente) em alusão ao Dia Mundial da Doação de Leite Materno, comemorado um dia antes, na quinta-feira (19).

Além das doadoras, o evento reuniu autoridades municipais e profissionais da Saúde com objetivo de incentivar a doação. A homenagem costuma ocorrer anualmente, mas o ato ficou suspenso nos últimos dois anos em razão da pandemia.

A pediatra Lúcia Silvestrim Sartorelli também participou da cerimônia e falou sobre a importância da doação de leite humano. Ex-doadora, a psicóloga Bruna de Oliveira Sambinelli também participou e falou sobre os desafios do início da amamentação e importância da rede de apoio.

Evento foi alusivo ao Dia Mundial da Doação de Leite Materno (Paulo Bellini/ItapiraNews)

O ato também teve a presença do secretário municipal de Saúde, Vladen Vieira, e da coordenadora do Banco de Leite, a enfermeira Juliana Belinello. Ao final, os participantes assistiram um vídeo com depoimentos de algumas doadoras. Houve ainda a entrega de certificados de agradecimento às mulheres que contribuem com o BLH.

O evento reuniu diversas doadoras tanto de Itapira quanto de outras cidades, como Mogi Mirim, Mogi Guaçu e Estiva Gerbi. Na ocasião, também foram reconhecidas as doadoras que mais doaram leite materno entre maio de 2021 e maio de 2022.

Em primeiro lugar ficou Ariane Juliani Mantovani, de Mogi Mirim, com 71,7 litros. Em segundo lugar, Samara Moreira de Godoy, de Itapira, com 64,1 litros e, em terceiro lugar, Tatiane Barbino Melo, de Mogi Guaçu, com 20 litros.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui